Os desafios da mulher empreendedora

blog_122_mulheres_empreendedoras MENOR

Quem é mulher e empreende pode encontrar algumas dificuldades e ter de encarar vários papéis ao mesmo tempo. A mulher empreendedora começa seu negócio mais tarde, muitas vezes depois de constituir família e ter um parceiro – e isso muda o perfil de quem empreende em todo o país. Mas como conciliar isso tudo?

– Não há receita mágica

Ainda que não haja receita mágica para garantir que você consiga conciliar tudo isso, algumas coisas são essenciais. Primeiramente, deixe um tempo pra si mesma. Claro, a gente sabe que é difícil, mas pra manter a qualidade de vida e não se complicar tanto por conta das mil e uma coisas a fazer, é necessário parar e pensar em como ter esse tempinho. Deixe uma parte do dia destinada a você mesma: meditação, pequenos prazeres, cuidados com você. Faça esse esforço por você.

– Você entra no mercado mais tarde? Use a experiência.

As pesquisas apontam, na maioria das vezes, para empreendedoras mais velhas. Por quê? Pelo esforço em se estabelecer como profissional antes de arriscar em um empreendimento, como grande parte dos empreendedores, sejam homens ou mulheres. Esse tempo a mais é ainda maior quando falamos de mulheres.

Por que tudo isso? Para dizer que, se você demorou algum tempo pra decidir se aventurar no seu novo negócio, o tempo passado ajudando na casa ou cuidando dos filhos – o que é a realidade de muitas mulheres por todo o Brasil – podem ser usados a seu favor. Procure se lembrar da paciência necessária pra cuidar dos filhos, por exemplo. Ou até mesmo se aventure em alguma atividade relacionada ao que você já fazia, como algum negócio voltado à culinária, se você sempre soube fazer aquele bolo incrível para os seus filhos!

– Balanceie o que você faz no dia a dia

Quantas horas você trabalha por dia? Quanto tempo demora para chegar à sua casa? Quanto tempo passa com a família? Saiba responder a essas perguntas, para avaliar como tem sido o seu dia a dia. Isso tudo é útil para estabelecer um cronograma suficiente para manter todas as “partes” do seu dia a dia em ordem, sem deixar de cuidar de si mesma e de tudo o que você quer cuidar.

Pode ser um desafio, mas é um desafio que muitas mulheres aceitam. Saiba organizar tudo, ainda que aos pouquinhos, para alcançar o sucesso na carreira e no dia a dia. Quer contar como tem sido o seu empreendimento? Mande pra gente! Comente por aqui, pelo Twitter ou pelo Facebook!

Os desafios da mulher empreendedora
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *