Dia Do Trabalho: A História do Feriado Mundial

Você sabia que o Dia do Trabalho é o único feriado mundial? Na maioria dos países ele é comemorado no dia primeiro de maio, como aqui no Brasil. Mas em alguns essa data varia, como é o caso do Canadá e dos Estados Unidos, que comemoram o Labour Day na primeira segunda-feira de setembro.

worker_1024_515_2A História do Dia do Trabalho

O feriado serve para marcar um fato histórico que ocorreu em 1886, em Chicago (EUA). Trabalhadores foram às ruas reivindicar contra a carga horária exaustiva as quais estavam submetidos e as condições desumanas no ambiente de trabalho. As manifestações foram marcadas por muita violência, incluindo a morte de dezenas de pessoas, tanto policiais quanto manifestantes.

Em 1889, na Segunda Internacional Socialista em Paris, decretaram o dia das manifestações como Dia do Trabalhador e a partir daí as pessoas se juntavam todos os anos para protestar a favor dos direitos trabalhistas. Já em 1919 o senado francês abaixou a carga horária de trabalho de treze para oito horas, e então Primeiro de Maio tornou-se feriado Nacional. Um ano depois foi a vez da Rússia aderir a carga horária reduzida, além, é claro, do feriado.

No Brasil isso só aconteceu em 1925, quando o então presidente Artur Bernardes assinou um decreto oficializando a data festiva. Desde então as principais decisões em relação aos direitos dos trabalhadores eram divulgados nesse dia. Em 1940 foi instituído o salário mínimo e em 1941 a Justiça do Trabalho, que tinha como objetivo resolver todas as questões judiciais em torno dos diretos trabalhistas.

Gostou das curiosidades? Deixe seu comentário aqui no blog ou pelas nossas redes sociais! Pode ser no Facebook, Twitter, ou Google+ 😉

Dia Do Trabalho: A História do Feriado Mundial
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *