Ao procurar pelo melhor jeito de aumentar suas vendas, surge aquela dúvida sobre qual a estratégia de marketing é a mais indicada para o seu negócio: tradicional ou digital. Certamente, essa questão é difícil de se responder. Contudo, podemos dizer que a escolha certa depende de diversos fatores.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir qual modalidade de marketing é a ideal para o seu negócio? Abaixo, separamos diversas informações sobre o assunto, dando dicas e informações sobre o marketing digital e o tradicional. Vamos conferir?
Marketing tradicional
Mais conhecido pelas pessoas, o marketing tradicional é também chamado de Outbound Marketing. As campanhas desse tipo de estratégia geralmente usam outdoor, telemarketing, comerciais de TV e rádio, materiais impressos e outros meios de comunicação para atingir o seu cliente.
O marketing tradicional é usado, principalmente, em comércios locais. Isso acontece por dois motivos: os materiais promocionais são ótimos para divulgar um produto ou serviço para quem já está em busca deles. Exemplo: uma pessoa que recebe um flyer de restaurante no bairro em que trabalha. O outro está na credibilidade, pois as pessoas tendem a ter uma imagem melhor de empresas com cartões de visita, por exemplo.
Marketing digital
Já o marketing digital é feito em mídias da web, como os blogs, páginas do Facebook, canais do YouTube e histórias do Instagram com a intenção de passar informações relevantes para os clientes e, ainda por cima, promover a sua empresa ou marca.
Como já sabemos, a internet passou a ser uma necessidade na vida de diversas pessoas e não é à toa que há muitas empresas montando estratégias para ganhar destaque no meio virtual. Entretanto, o maior inconveniente que esse tipo de estratégia possui é a dificuldade de prover resultados imediatos para com o negócio.
Então, qual a melhor estratégia de marketing para o meu negócio?
A resposta certa para essa pergunta é: não existe uma melhor que o outra. Na prática, o resultado irá depender de alguns fatores. Cada uma possui suas desvantagens e vantagens relacionadas ao meio de divulgação e de vendas de uma empresa. Ou seja, cada qual é adequada para um tipo de situação e até podemos dizer que, se aplicadas de forma inadequada, a estratégia pode se tornar ineficaz para o público que você quer atingir.
Fatores para aplicar o tipo de marketing ideal:
- Público-alvo: já sabe qual é o perfil do seu potencial cliente? Então fica mais fácil de escolher entre as estratégias. Por exemplo, se seu comprador ideal for uma pessoa idosa, investir em métodos tradicionais de marketing pode ser a melhor ideia, já que é difícil vermos pessoas idosas em ambientes da web;
- Tipo de negócio: se você possui em e-commerce com vendas restritas a internet, investir em no marketing digital e nas estratégias de Inbound certamente será a melhor solução para seu negócio;
- Quanto investimento possui: dependendo do caso, o marketing tradicional pode demandar um grande investimento, principalmente se forem feitas campanhas para TV e rádio. Entretanto, flyers e panfletos tem um baixo custo para prestadores de serviço ou pequenos empreendedores locais.
Sabendo desses fatores, fica mais fácil saber qual a estratégia de marketing tradicional ou digital para implementar no seu negócio, não é verdade? Para ampliar a sua pesquisa, saiba 5 dicas práticas de como fazer um plano de marketing de sucesso. Vemos você no próximo post. Até mais!