Técnicas de vendas para usar em PMEs

Técnicas de vendas para usar em PMEs

Você certamente já entrou em uma loja e saiu sem comprar nada por causa da abordagem do vendedor, não é? É fato que muitos profissionais não desenvolvem técnicas de vendas eficientes e não conseguem reter clientes ou até mesmo os afugentam.

Para evitar que isso aconteça na sua empresa, você ou sua equipe precisam estar muito bem preparados e equipados para lidar com o público. Veja neste artigo algumas técnicas que funcionam!

Estabeleça uma relação de confiança

Sabia que os clientes confiam mais nas pessoas do que nas marcas em si? É só pensar no seu comportamento quando precisa comprar alguma coisa importante. Você geralmente procura a opinião de pessoas com quem tem uma relação de respeito e confiança, certo?

Por isso, estabelecer esse tipo de relacionamento com o cliente é uma técnica de vendas muito importante. Só assim você vai garantir que ele compre de você ao invés dos concorrentes e volte sempre que precisar.

Para ganhar a confiança dos seus clientes, você precisa manter a postura correta. Mostre que você e sua equipe são éticos, responsáveis e coerentes com o seu propósito de marca. E, é claro, mantenha sempre a simpatia e a cordialidade.

Ajude o cliente a solucionar seu problema

As pessoas costumam confiar em quem é capaz de ajudá-las, certo? Então, antes de pensar em oferecer qualquer produto ou solução, você precisa orientar seu trabalho no sentido de ajudar seus clientes da melhor forma possível.

Ajudar significa conversar, perguntar o que ele precisa e se colocar no seu lugar, tentando entender suas dores e demandas. É um exercício de mergulhar no universo do cliente para identificar suas necessidades.

Muitas vezes, as pessoas não sabem exatamente o que precisam, por isso o vendedor deve se apresentar como um aconselhador. Se você de fato ajudar alguém a resolver um problema, provavelmente vai fidelizar esse cliente, e a chance dele voltar é muito maior.

Tenha flexibilidade nas propostas

Se você está realmente disposto a ajudar alguém, não dá para ter uma postura rígida, né? É preciso entender as necessidades do cliente e a sua personalidade, além de respeitar seu tempo e limitações.

Por isso, procure ser flexível e criativo nas propostas, tentando sempre adaptá-las a cada situação específica. Saber conversar, negociar e ter jogo de cintura é imprescindível para aprimorar suas técnicas de vendas.

Seja organizado

Encontrar processos de organização parece primordial em qualquer negócio, mas é uma das técnicas de vendas mais difíceis de aplicar.

Isso porque a organização envolve diversos processos, como atualizar cadastros, histórico do relacionamento e agenda de clientes, documentar resultados, entre outros.

Manter tudo isso em dia pode ser uma tarefa trabalhosa, mas é muito importante para o sucesso das vendas. Só assim você poderá estruturar bem sua abordagem sem improvisos e contratempos.

Crie uma estratégia de marketing e vendas

Para prosperar em mercados competitivos, ter estratégia é fundamental. Afinal, quem não estuda nem se prepara fatalmente fica para trás.

Por isso, acione sua equipe para desenvolver e atualizar constantemente um planejamento estratégico de marketing e vendas. Estude os concorrentes, conheça o seu cliente e o seu produto e saiba apresentar os pontos fortes dele.

Tenha materiais de apoio para o time de vendas

Por fim, garanta que sua equipe esteja sempre munida de bons materiais de apoio para vendedores — seja cartão de visitas, flyers, panfletos ou inúmeros outros. Essa estratégia é poderosa para fortalecer sua marca e divulgar seus produtos.

Não esqueça também dos materiais de apoio digitais, capazes de impulsionar o conhecimento a respeito do seu negócio e suas vendas através da internet.

E aí, ficou inspirado com tantas ideias? Coloque essas técnicas de vendas em prática e volte para nos contar os resultados! Até mais!

Veja também:
Como vender mais e melhor? 5 dicas úteis para você!

Voltar ao Topo