Ter metas é essencial para atingir os objetivos desejados, tanto na vida pessoal quanto profissional. Porém, planejar a partir de desejos não é o suficiente para atingir os resultados esperados. Por isso, foram criadas as metas SMART.
Se você já ouviu falar do termo ou está procurando traçar metas mais efetivas para melhorar seu negócio e vender mais, confira o que a Zocprint preparou para você!
O que é uma meta SMART
Diferente da ideia básica de metas, que busca atingir resultados de forma vaga e baseada em suposições, as metas SMART são um conjunto de metas que visa traçar um caminho até o resultado esperado de forma clara e objetiva.
Para você entender o conceito desse termo, primeiro é preciso explicar que a palavra SMART diz respeito a um acromônio — ou seja, é uma palavra formada por siglas. Assim, cada letra da palavra SMART tem um significado:
S – Specific (Específico)
Para um objetivo ser atingido, é preciso identificar o resultado desejado e direto de cada meta, de forma em que eles sejam definidos de forma específica e clara. Por isso, metas como “ganhar mais dinheiro” e “vender mais” não funcionam.
Para traçar metas específicas, é preciso se fazer algumas perguntas, como:
- O que você quer alcançar?
- Por que você quer isso?
- Quem está envolvido?
- Aonde esse objetivo vai levar o negócio?
- Quando você pretende realizá-lo?
Seguindo essa lógica, podemos trocar a meta de “ganhar mais dinheiro” para “conquistar um novo cliente até o final do mês”, sendo o aumento de ganhos uma consequência de uma meta bem elaborada.
M – Measurable (Mensurável)
Chegou em um ponto que seu negócio ficou estagnado? Isso pode ser consequência de objetivos definidos de forma não mensurável e concreta.
O que parece melhor: ter uma meta que estipule trabalhar mais em certo projeto ou reservar 30 minutos do seu dia para usar nesse mesmo projeto? A resposta pode parecer fácil, mas a execução é bem diferente.
Ocorre que muitas pessoas pensam em focar em projetos que possam melhorar seu negócio efetivamente, mas a ideia de trabalhar nesse projeto e traçar um horário do dia para trabalhar ou pensar sobre ele são coisas muito diferentes.
A – Attainable (Atingível)
Entender as metas SMART é fundamental para melhorar seu negócio, entretanto, é necessário olhar para o que você tem disponível no momento para investir e pensar em metas atingíveis.
Assim, com um passo de cada vez e atingindo metas que são mais viáveis de alcançar, você pode começar a traçar metas maiores.
R – Relevant (Relevante)
Ao pensar em metas, um outro fator importante a ser definido é se elas são realmente relevantes para o seu negócio no momento ou se podem ser deixadas de lado. Assim, é necessário avaliar aspectos como as suas necessidades, habilidades e a realidade atual do mercado.
Caso seja desnecessário ou você não tenha nada a seu alcance para bater essa meta, talvez ela não seja relevante para esse momento do seu negócio e deve ser deixada de lado.
T – Time based (Temporal)
A última letra da sigla que forma a estratégia de metas SMART diz respeito à questão temporal de realização dos seus objetivos. Assim, para ter maior sucesso no seu planejamento é importante determinar prazos.
Ao invés de dizer “aumentar as vendas” podemos dizer “aumentar as vendas em 10% até o final do ano”, limitando um período de tempo para suas ações agirem de acordo com a meta estabelecida.
Como aplicar as metas SMART na sua empresa
Definir metas SMART é o primeiro passo para alavancar de vez o seu negócio e, para fazer isso, é necessário ter tempo e uma equipe disposta a ajudar com o planejamento.
Caso essa não seja sua realidade, talvez seja a hora de terceirizar algum serviço, dando a você mais tempo para traçar as metas da sua empresa. Até a próxima!