A análise SWOT, ou FOFA, é um recurso utilizado pelos profissionais de marketing e áreas afins para mapear o cenário em que um negócio está inserido. Para isso, é preciso escrever todos os pontos fortes e fracos de uma empresa, assim como os fatores no mercado que podem influenciar um negócio de forma positiva ou negativa.
Para fazer esse mapeamento, é usado uma matriz (e é por isso que também chamamos de matriz SWOT), dividida em quatro principais quadrantes:
- Forças: são todas as qualidades da sua empresa, ou seja, tudo aquilo que ela oferece de melhor para os clientes, como se fossem os diferenciais.
- Fraquezas: ao contrário da opção acima, são todos os pontos fracos da sua empresa, aqueles fatores que poderiam ser otimizados para um desempenho melhor.
- Oportunidades: dizem respeito a fatores externos a sua empresa, como acontecimentos do mercado, por exemplo, e que podem abrir portas para o seu negócio crescer e atingir metas.
- Ameaças: são concorrências externas, acontecimentos que podem desestabilizar o seu negócio ou ameaçá-lo de alguma forma.
Vantagens de fazer uma para o seu negócio
A análise SWOT é útil para qualquer negócio, principalmente para você que está começando ou tem uma empresa pequena. Com essa análise, é possível posicionar melhor a sua marca no mercado, se destacar da concorrência, tomar decisões certas e criar estratégias mais agressivas e com maiores chances de resultados positivos.
Passo a passo para fazer uma análise SWOT
Você vai achar vários modelos da matriz SWOT na internet, com cores e formas diferentes. Isso é porque cada empresa cria a sua própria, mas você não precisa ser um expert em edição de imagem para elaborar a sua. Inclusive, trouxemos um exemplo bem prático, na imagem abaixo, de um modelo de matriz SWOT feita no planilhas do Google!
Para mostrar a você como fazer a análise SWOT do seu negócio, criamos uma empresa fictícia, chamada de Escritório dos Direitos. Vamos preencher os quadrantes da matriz de acordo com cada tópico exigido.
Não esqueça: você deve colocar todos os aspectos relevantes na sua análise SWOT!
Forças: defina os melhores fatores internos da sua empresa
O primeiro passo para criar a sua matriz SWOT é escrever quais são os fatores que se enquadram em “forças”. Lembre-se que precisam ser qualidades internas da sua empresa, como no exemplo abaixo.
Fraquezas: defina os piores fatores internos da sua empresa
Depois, é hora de mapear as fraquezas, ou seja, tudo aquilo que você sabe que ainda precisa melhorar no seu negócio, seja relacionado ao serviço, aos produtos, a divulgação, equipes de trabalho, etc.
Oportunidades: anote as melhores chances no mercado
Agora, pense em tudo aquilo que não depende de você e da sua empresa, mas que pode ser uma ótima chance para seu negócio. Isso inclui parcerias, acontecimentos positivos no negócio, feiras e eventos, entre outros.
Ameaças: anote os eventos do mercado que afetam seu negócio
Por último, pense nas ameaças. Esse deve ser o mais fácil para você mapear, pois quem tem um negócio sempre está de olho nos acontecimentos que possam prejudicar o bom andamento das coisas, não é mesmo?
Agora é só fazer a sua análise SWOT!
Siga o nosso passo a passo e faça a análise SWOT do seu negócio, você vai ver como será muito mais fácil guiar suas estratégias e decisões a partir dessa noção básica do cenário em que o seu negócio está inserido.
Se você procura por mais recursos sobre planejamento de empresas, vai gostar de saber o Modelo Canvas e como estruturar o seu negócio com ele. E para mais dicas sobre empreendedorismo, acompanhe o blog da Zocprint!