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Gestão e Negócios

Modelo Canvas: como estruturar o seu negócio com ele!

Modelo Canvas, ferramenta para estruturar negócios

Muitos empreendedores, executivos e até profissionais liberais têm usando o Modelo Canvas para elaboração de modelos de negócios. Se você já tem uma empresa e precisa fazer mudanças na estrutura, ou mesmo se está querendo abrir um novo negócio e quer planejar cada passo, saiba que o Canvas é um ótimo instrumento para isso.

Neste post, nós, da ZocPrint, vamos ensinar como usar o Modelo Canvas para obter sucesso em seu negócio. Vamos lá?

O que é Canvas?

O Canvas é um modelo criado por Alexander Osterwalder (consultor e escritor suíço) por meio de pesquisas e estudos realizados entre os anos de 2004 e 2010. Você pode entender o Canvas como um mapa visual com diversos elementos que vai ajudá-lo na organização das informações iniciais da sua empresa e no mapeamento dos processos necessários a cada área, o que auxilia o empresário em ter uma visão geral de todo o negócio.

Utilizando-se de conceitos de design thinking, Osterwalder criou um simples gráfico produzido em PowerPoint, que anos mais tarde tornou-se Quadro de Modelagem de Negócios ou Business Canvas.

A ferramenta consiste em um quadro que apresenta em blocos o que Osterwalder considera como os nove fatores-chave que influenciam o negócio: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com os clientes, atividade-chave, recursos principais, parcerias principais, fontes de receita e estrutura de custos.

Modelo Canvas, quadro de modelagem de negócios
Zocprint

É fundamental compreender o modelo de negócios da sua empresa e, com o Canvas, você identifica quem é o seu cliente, qual problema ele precisa resolver, como o seu produto/serviço pode ajudá-lo a resolver esse problema e como você pode ganhar dinheiro com isso.

Como fazer o modelo Canvas para o seu negócio

Identifique qual a proposta de valor da sua empresa, ou seja, o que ela tem a oferecer aos seus consumidores. Depois, defina quais os segmentos de clientes ou público-alvo que você deseja trabalhar e por meio de quais canais o público irá comprar ou receber o seu serviço (loja física, e-commerce, marketplace, etc).

É importante também definir de que forma a sua empresa irá se relacionar com o cliente, como por exemplo o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou e-mail, etc e quais as atividades-chave necessárias para entregar a proposta de valor da sua empresa com qualidade. Para colocá-las em prática, a empresa deve elencar quais os recursos principais serão utilizados.

Além disso você precisa estabelecer quais as parcerias principais da sua empresa e de que forma irá se dar essa relação: se será terceirizada ou se você irá buscar recursos fora da empresa. É preciso também elencar quais as principais fontes de receita e desenhar a estrutura de custos necessários para que a empresa funcione, antes mesmo de gerar lucro.

Com certeza, utilizar o Modelo Canvas irá facilitar a identificação de onde e como realizar essas mudanças no seu negócio, já que você vai conseguir visualizar melhor quais as opções para o sucesso do seu empreendimento.

Gostou de aprender como usar o modelo Canvas em seu negócio? Então, comece já a fazer o seu planejamento! Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre Como fixar sua marca na mente dos clientes. Até a próxima!