Ter um site é uma das melhores maneiras de fazer com que a sua empresa seja mais conhecida no mercado pelo seu público-alvo, gerando mais autoridade e fortalecendo a marca (e, claro, aumentando as vendas).
Pensando nisso, nós, da equipe Zocprint, vamos ensinar a você como fazer um site em 6 passos. Vamos lá?
1. Defina o objetivo do site
Definir o objetivo da página é o primeiro passo para fazer um site. Você quer fazer uma loja virtual? Um blog? Um portfólio com os seus trabalhos?
Como o seu site será a sua principal presença na web, ele deve ter a cara do seu negócio, gerando confiança e autoridade ao público que você deseja atingir.
2. Escolha um nome de domínio
A escolha de um nome de domínio para o site é semelhante à escolha de um nome de empresa. Uma etapa que precisa ser muito bem pensada. O nome deve ser fácil de digitar e ser o mais curto possível. Procure evitar colocar números e hífens.
Certifique-se de que o nome escolhido não seja de nenhuma marca que já tenha sido registrada ou que esteja sendo utilizada por outra empresa para não gerar confusão e dor de cabeça.
Existem serviços que permitem registrar domínios, como o Registro.Br, em que você pode verificar se o nome do domínio escolhido está disponível para uso. No site, você também realiza o cadastramento e paga as taxas anuais para manter com o endereço.
3. Utilize uma extensão apropriada para acompanhar o nome de domínio
Outro passo importante é utilizar uma extensão apropriada para acompanhar o nome de domínio. As opções de extensões de domínios variam entre “.com.br”, “.com” , “.net”, “.net.br”, “.biz” e “.info”. Se for para uma organização sem fins lucrativos, o domínio deve ser “.org.br” ou “.org”.
4. Selecione o layout
Escolha um template de acordo com o segmento do seu negócio. Geralmente, os modelos para sites são criados com um tema específico. Você pode encontrar facilmente templates projetados especialmente para lojas de pets, restaurantes, advogados, fotógrafos, etc. Além disso, há possibilidade de personalizar esses templates a partir de um modelo já existente ou ainda desenvolver um próprio.
5. Conteúdo
Agora basta começar a inserir informações dentro do site criado. Personalize-o com a logomarca da sua empresa, textos e imagens. Uma sugestão é acrescentar elementos como slideshow, galeria de fotos, contador de visitas e muito mais!
Capriche na descrição das páginas de produtos ou serviços. Não deixe também de inserir uma página trazendo informações sobre a sua empresa, qual o seu negócio e os seus diferenciais, assim como um rodapé com informações úteis. O fundamental é inserir conteúdo relevante para o seu público-alvo.
6. Inclua um canal de atendimento no site
Incluir um canal de atendimento ao cliente no site da sua empresa é vital para que as pessoas possam entrar em contato mais rapidamente com você ou com a sua equipe de vendas. Não esqueça de um formulário de contato. O telefone da empresa e o e-mail ainda têm o seu lugar dentro desse processo, mas outro recurso que pode ser adotado é o atendimento por bate-papo.
Para saber mais, confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto no post Tipos de atendimento ao cliente.
Temos certeza de que com um site as suas vendas irão alavancar muito mais rapidamente! Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo para que nós, da Zocprint, possamos ajudar você a melhorar cada vez mais. Até o próximo post!