Como fazer uma apresentação interessante ao público

Como fazer uma apresentação interessante ao público

Um tabu muito forte a ser quebrado diz respeito a realizar apresentações que represente você, sua empresa ou seu modelo de negócio. Para isso você precisa de uma estratégia e organização que consiga engajar e captar a atenção do público.

Por conta disso, iremos demonstrar um passo a passo que você poderá usar como base para realizar uma apresentação interessante ao público. Confira!

Por que fazer uma apresentação para o público?

A apresentação é uma forma de atingir diretamente um público interessado no assunto que você irá expor. Através do discurso, o orador transmite uma ideia cara a cara com quem ele busca engajar, usando basicamente de um conteúdo relevante, plataformas multimídias e uma boa oratória como ferramentas básicas.

Dessa forma, você consegue conversar diretamente com seu público, convidando-o a conhecer suas ideias na prática, comprando seu produto, por exemplo. Porém, para isso, é necessário uma organização que consiga expor suas ideias e ser interessante ao mesmo tempo.

Como organizar uma apresentação?

Agora que você já sabe o por que de realizar uma apresentação interessante ao público, confira um passo a passo para que sua exposição funcione da maneira correta:

Conheça seu público

Conhecer o público é sem dúvidas o primeiro passo para montar sua apresentação. Porém, além disso você também precisa entender a necessidade de levar sua apresentação a um público específico.

O ideal nesse passo é realizar um briefing. Esse é o momento de questionar todo o planejado, como por exemplo:

  • Por que realizar uma apresentação? Qual o objetivo?
  • Para quem será essa apresentação? Quais suas necessidades?
  • O que eu posso apresentar para solucionar seus problemas?
  • Onde eu vou apresentar? Por quanto tempo?

Quando você conseguir responder todos esses questionamentos, você já poderá seguir adiante para o próximo passo.

Estruture suas ideias

Agora que você já entende sua apresentação e seu público, chegou a hora de pensar como você irá conversar com ele sem tornar essa conversa cansativa. Por isso é importante estruturar suas ideias nessa etapa.

Agora é hora de planejar o que você deve falar e o que você pode deixar de lado. Além disso, uma dica muito boa é que sua apresentação esteja dentro de uma história, que não só informa, como irá engajar e despertar o interesse do público.

Pense nas plataformas de apresentação

Somente a oratória, por melhor que seja, pode deixar sua apresentação cansativa e monótona. O melhor é investir em plataformas que complementam sua fala e consigam dar vida às suas palavras.

Uma das plataformas mais conhecidas é o PowerPoint ou o Apresentações do Google . Usar essas ferramentas é fácil, além de ser ótima para que o público visualize o que você está planejando. Mas lembre-se, seus slides devem ser harmônicos e de rápida compreensão, evitando textos, investindo em imagens e esquemas de fácil visualização.

Monte a apresentação e ensaie

Agora que todas suas ideias já estão melhor estruturadas, chegou a hora de montar sua apresentação e ensaiar. Lembre-se, ler não é uma opção, afinal, como você vai passar convicção ao seu público se você não tem certeza e não lembra o que você precisa falar?

Tenha sua apresentação na ponta da língua e ao invés de olhar para um papel, olhe diretamente para cada um dos interessados nas suas palavras. Essa, sem dúvidas, é a melhor maneira de captar a atenção do público e transmitir confiança.

O que fazer após a apresentação?

A apresentação foi um sucesso? Meus parabéns! Agora você precisa passar seus contatos ou a forma do público encontrar o seu negócio. Invista em um slide ou brindes de fechamento, com contatos e informações úteis para o seu público chegar até você!

Pronto para expor suas ideias de forma interessante ao público? Agora que você já conhece o passo a passo de como fazer uma apresentação fica tudo muito mais fácil! Compartilhe suas experiências com a gente!

Voltar ao Topo