Fidelizar clientes não é uma tarefa fácil. Mantê-los fidelizados por muito tempo, menos ainda. Com o avanço da internet, as pessoas têm a facilidade de poder pesquisar preços em diferentes lojas e empresas em frações de segundos.
Especialistas em marketing afirmam que custa em média cinco vezes mais adquirir novos clientes do que manter os antigos. Interessante, não? Portanto, se você quer manter uma clientela fiel, precisa entregar muito mais do que o seu melhor preço, produto ou serviço. Precisa impressionar, cativar e encantar o seu cliente.
Foi pensando nisso que nós, da Zocprint, trouxemos hoje alguma ideias simples e eficientes para recompensar esses clientes fiéis. Confira abaixo!
1. Programa de fidelidade por pontos
Essa é uma prática muito atual no momento, seguida por empresas dos mais variados segmentos. Consiste em recompensar o cliente proporcionalmente ao número de aquisições e ao valor de suas compras ou contratações. Contabilizando o que foi gasto naquele período, ele pode ganhar brindes ou descontos em futuras compras.
2. Mimos em datas comemorativas
Quem não gosta de ganhar presente no dia ou no mês do seu aniversário? E se os parabéns vierem com um desconto ou presente especial, melhor ainda.
Uma ótima dica é entrar em contato com o aniversariante e contar que ele tem direito a descontos exclusivos ou a um mimo especial, em homenagem ao seu aniversário. Outra opção é presentear também no aniversário da própria empresa. Entretanto, é importante deixar claro que o presente é válido apenas por aquele determinado período.
Leia mais e entenda por que presentear clientes é uma boa estratégia!
3. Aposte nos bônus de fidelização
Uma boa ideia de plano de recompensa a longo prazo é oferecer um bônus, desconto ou presente quando a pessoa completar um ano – ou mais – como sua cliente. Desse modo, você demonstra como ela é importante, sendo valorizada e reconhecida por você.
4. Parcerias são bem-vindas
Parcerias podem agregar muito em planos de recompensas, oferecendo promoções em serviços ou produtos complementares ao seu. Mas, antes de fechá-las, procure por uma empresa idônea, que ofereça um atendimento diferenciado ao seu cliente especial, para não correr o risco de gerar uma experiência ruim e manchar a imagem de sua empresa.
Mostrar a importância dos clientes é uma forte oportunidade que as marcas possuem para recompensá-lo. E pequenas práticas podem fazer com que eles se sintam importantes para a empresa. Gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo contando o que achou. Até a próxima!