4 ferramentas de comunicação interna que você precisa conhecer!

4 ferramentas de comunicação interna que você precisa conhecer!

A comunicação interna é vital para uma organização eficaz de qualquer empresa. É através dela que é possível deixar os colaboradores mais motivados e engajados dentro da equipe de trabalho. Mas, você sabe, afinal, as ferramentas mais utilizadas atualmente?

Nós, da Zocprint, trouxemos hoje as 4 ferramentas de comunicação interna que você precisa conhecer. Confira abaixo!

1 – Intranet

A intranet é uma rede corporativa com acesso permitido somente aos seus funcionários. Essa tecnologia tem muita utilidade para uma organização por permitir a comunicação entre equipes, o que facilita bastante o fluxo de informações.

Assim, todos os colaboradores têm acesso a uma comunicação padronizada, de fácil entendimento e alcance. Além disso, por ser um sistema integrado e único, fortalece ainda mais a integração entre as equipes, aumentando a produtividade.

2 – Mural

Um mural ajuda na hora de deixar avisos, informar os destaques do mês, lembrar quem vai fazer aniversário, levantar as metas da equipe e muito mais! É importante que ele esteja fixado em um lugar visível para todos, como nas salas de reunião ou próximo às mesas, por exemplo.

O conteúdo precisa ser acessível, com textos curtos, linguagem simples e fácil entendimento. A sua atualização precisa ser definida com uma frequência semanal ou quinzenal, de preferência.

3 – Caixa de sugestões

A caixa de sugestões em uma empresa funciona muito bem para os colaboradores que têm ótimas ideias, mas têm medo ou vergonha de falar com seu líder ou gestor. Inclusive, o funcionário pode demonstrar o que está pensando sem precisar se identificar.

Essa ferramenta é bastante eficaz e econômica, independentemente do tamanho da empresa. Entretanto, essas sugestões nem sempre podem ser viabilizadas com sucesso e, por isso, a empresa deve ter um responsável por avaliar bem essas ideias antes de tirá-las do papel.

4 – Informativos

Uma dica legal é desenvolver uma espécie de revista da empresa, com informações úteis e motivadoras aos funcionários. Além do papel informativo, visa à valorização dos colaboradores, pois pode se tornar um canal em que o desempenho deles será destacado.

Essa ferramenta de comunicação interna pode ter um formato impresso ou digital, o que pode variar de acordo com o perfil dos colaboradores e o orçamento da empresa. Uma boa ideia é incentivar que os seus colaboradores participem da edição e da elaboração do informativo.

Curtiu saber dessas ferramentas de comunicação interna que podem melhorar a produtividade da sua equipe? Esperamos que elas ajudem! Até a próxima!

Voltar ao Topo