Mais um ano começando! E que melhor momento para pensar na organização do que no início do ano, não é? É hora de aproveitar a empolgação e os ânimos renovados para criar novas perspectivas e planejamentos para alcançar seus objetivos e metas.
Por isso, nós, da Zocprint, preparamos dicas com alguns hábitos de organização que podem ser facilmente adaptados à sua rotina para um ano mais organizado e produtivo. Confira!
1 – Agende seus compromissos
O primeiro hábito importante é sempre organizar os seus compromissos. Contar apenas com a memória pode ser “um tiro que vai sair pela culatra”. Como temos uma rotina de trabalho lotada de afazeres, isso sem falar nas tarefas pessoais, é muito fácil esquecermos algum compromisso – principalmente, aqueles que são encaixados de última hora.
O ideal para manter tudo em dia e bem lembrando é o uso de agendas, bloco de notas e cadernos para anotações. Quando todas as responsabilidades estão datadas e com os horários certos, fica muito mais difícil algo importante passar em branco. Isso evita, inclusive, conflito de compromissos.
2 – Defina as suas metas
O começo de um novo ano também é um momento propício para definir metas a serem realizadas até dezembro. Tire um tempo – uma hora já basta – para pensar e colocar no papel todos os seus objetivos para 2018. Não esqueça de anotar, também, os passos necessários para alcançá-los. Afinal, um objetivo sem um plano de ação é apenas uma vontade.
Outras metas que devem ser anotadas são as mensais e semanais, principalmente as de sua vida profissional. Pense em pequenos objetivos que você pretende realizar durante esses prazos mais curtos e os registre. Assim, ficará muito mais fácil de focar e realizá-los.
3 – Acompanhe seus gastos
Anotar os seus gastos em uma planilha (ou mesmo em um caderno comum) é um hábito saudável para melhorar sua organização financeira – que afeta muitas vezes sua vida pessoal e profissional. Assim, não acontece de você gastar e não lembrar onde foi aquele X de dinheiro. E, ao final do ano, você ainda pode avaliar o quanto e com o que foram os seus gastos.
4 – Organize o seu espaço
Um ambiente organizado e limpo pode ajudar – e muito – na produtividade. Por isso, organize a sua mesa de trabalho com regularidade (sempre ao fim do expediente ou uma vez por semana, por exemplo). Isso vai facilitar também na hora de procurar por algum objeto ou documento.
5 – Divida funções
Por último, mas não menos importante: não tente “abraçar o mundo”. Delegue funções a outras pessoas – no trabalho, aos colaboradores – para não acumular muitas tarefas para si mesmo e acabar não cumprindo tudo ou até realizando-as sem a devida atenção. Esse hábito de organização melhora muito a produtividade e qualidade das atividades, além de aliviar o estresse rotineiro.
Para aumentar ainda mais sua produtividade, confira os 3 melhores métodos de organização pessoal e profissional!
Esperamos ter te ajudado com essas dicas. Agora você já sabe por onde começar a se organizar para um 2018 muito mais proveitoso!