Toda empresa tem a venda como objetivo principal, não é? Seja vendendo produtos ou ideias, é preciso fazer o mercado girar e convencer as pessoas de que o que você tem a oferecer é valioso.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir em diferentes técnicas para que a venda seja mais eficaz. Isso tudo pensando não só na venda imediata, mas também na fidelização dos clientes. Vamos às dicas?
1 – Entenda seu cliente
No fundo, o que todo mundo procura através de uma marca é a solução para um problema. E é exatamente esta dor que todo vendedor precisa saber identificar em um cliente. O combo compreensão do problema + apresentação da solução é o segredo para qualquer venda.
Além disso, é importante lembrar que existe o cliente certo para cada empresa. Isso porque uma marca tem expertise para atender determinados tipos de cliente. Isso depende dos seus produtos, processos e serviços.
Ou seja: invista nos clientes em que você compreendeu verdadeiramente a necessidade e sabe que conseguirá ajudá-los na solução de seus problemas.
2 – Mostre seu diferencial
A concorrência aumenta cada vez mais. Por isso é preciso saber definir a personalidade da sua marca e o seu diferencial. Saiba com clareza o que você tem a oferecer e use isso à seu favor.
Uma dica importante é: as pessoas não têm muito tempo disponível, por isso a mensagem deve ser curta, direta e destacar as vantagens de trabalhar com você. Por isso é sempre bom deixar um material de divulgação explicativo com os clientes.
3 – Fortaleça sua equipe
Os colaboradores são a cara da marca. É preciso que todos estejam empenhados em contribuir com o crescimento de vendas, comprometendo-se com o melhor que puderem exercer em suas funções.
Quando os funcionários “vestem a camisa” de uma empresa e agem verdadeiramente como uma equipe, os resultados chegam com um retorno dos esforços feitos naturalmente.
- Dica importante: mantenha sua equipe sempre alinhada com os objetivos da empresa e incentive todos a perseguirem as metas. Uma boa maneira é presentear os funcionários que atingiram as metas no último semestre, por exemplo. Nossa sugestão é que seja algo que ele possa usar no ambiente de trabalho mesmo, como uma caneca personalizada da empresa ou uma agenda personalizada da empresa também.
4 – Seja autêntico
Agora o papo é diretamente com a pessoa que vai realizar a venda: é preciso autenticidade e sinceridade. Faça esforços para criar um relacionamento verdadeiro com o seu cliente, pois assim você gera mais confiança e os vínculos são mais duradouros.
Pense assim: o que eu posso fazer de diferente da concorrência para convencer o meu cliente que vale a pena comprar comigo? Essa resposta será o seu segredo!
5 – Invista em networking
O clássico e sempre eficaz. Networking não pode ficar de fora dessa lista. Ter bons contatos para indicar e ser indicado é uma ótima técnica para garantir mais negócios.
Isso funciona porque o ser humano tem a necessidade natural de formar comunidades — e é muito importante que sua marca faça parte de uma! E claro: não esqueça das ferramentas que irão facilitar essa ação, como um bom cartão de visita.
E então, pronto para vender mais e melhor? A boa notícia é que essas dicas servem para qualquer segmento do mercado e são técnicas eficazes para realizar boas vendas. Boa sorte!