Marketing

Como divulgar um produto com material impresso

Mãos segurando material impresso promocional

O lançamento de um produto exige um grande esforço de divulgação e existem muitas formas de fazer isso. O marketing offline, por exemplo, é uma das estratégias que nunca perdeu sua eficácia apesar dos avanços tecnológicos.

O problema acontece quando as empresas não sabem o momento certo de utilizar cada tipo de material impresso. Por isso, separamos algumas sugestões de produtos para utilizar em cada etapa do lançamento. Olha só!

1 – Apresentar o produto

O impacto inicial da divulgação é um dos mais importantes, pois é preciso prender a atenção dos clientes de forma eficaz, apresentando os principais atributos do produto, seus diferenciais e as opções disponíveis.

Para esse momento, o ideal é investir em flyer, folhetos, panfletos e catálogos. Sendo que materiais individuais são mais efetivos para a divulgação de um produto único. Por outro lado, os catálogos são ideais para o lançamento de coleções.

E vale lembrar o quanto é importante investir em um layout personalizado que representa visualmente o seu produto.

2 – Manter contato

Depois de apresentar o produto para os prospects, é preciso criar um relacionamento com esses futuros clientes. Para isso, é necessário manter contato. E aí entra a segunda fase dos materiais impressos.

Apesar dos materiais de apresentação normalmente conterem os principais contatos da empresa, eles não costumam ser tão portáteis como o clássico cartão de visitas. Além da portabilidade, o cartão de visita passa maior credibilidade e seriedade.

Em resumo, é um material que qualquer marca precisa investir! E a boa notícia é que você não precisa se preocupar: é um investimento baixo para um grande volume de impressões.

Confira alguns modelos de cartão de visita!

3 – Divulgar em eventos

Muitos produtos podem ser apresentados e vendidos em feiras. Para esse tipo de eventos, a nossa dica é focar a divulgação em materiais que sejam brindes. Isso porque é uma ótima forma de conquistar o cliente em meio a tantos concorrentes e manter a sua lembrança de marca.

Vale a pena investir em produtos como canecas, blocos de anotações, canetas personalizadas e até mesmo agendas, dependendo da época do ano.

4 – Informar no ponto de venda

Para as marcas que trabalham com lojas físicas ou fazem divulgação em outros pontos de venda, alguns materiais são ótimos para fazer a sinalização destes espaços e informar sobre o produto.

Algumas sugestões são os displays de mesa, cardápios, cartazes e banners. Esse tipo de material acaba se tornando parte do ambiente e comunicando ao mesmo tempo.

Leia também: Por que ter um display de mesa?

É claro que não é preciso investir em tudo ao mesmo tempo, mas é bom saber que existem diversas opções para se adequar a cada segmento de mercado e orçamento disponível. Conte com a Zocprint e boa divulgação!