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Gestão e Negócios

Conheça as 5 melhores ferramentas de gestão

ferramentas gestao - Conheça as 5 melhores ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão são uma ótima forma de obter os melhores resultados dentro da sua empresa. Definição de objetivos, controle e análise da produção, análise dos recursos materiais disponíveis.

Tudo isso pode ser mensurado por meio de ferramentas que facilitam o trabalho do proprietário e também do gestor de uma equipe.

De uma forma resumida, as ferramentas de gestão facilitam o andamento dos processos e também o trabalho de todos os colaboradores. Antes de escolher qual ferramenta irá se encaixar melhor no seu negócio, faça o exercício de responder a algumas perguntas:

  • Qual o tamanho do seu negócio?
  • Quantos funcionários serão mobilizados para a implementação da ferramenta?
  • Qual será o custo para a implementação?

Isso ajudará você a fazer a seleção da melhor ferramenta! É importante ressaltar que problemas podem surgir em qualquer fase da sua empresa: esteja ela em crescimento, evolução ou expansão.

Chegará um ponto em que o gestor terá em suas mãos diversos projetos sendo desenvolvidos em diferentes prazos. E uma atuação preventiva, juntamente com o uso da melhor ferramenta, poderá evitar uma série de problemas.

E então, ficou curioso? Quer saber quais as melhores ferramentas de gestão disponíveis no mercado e qual combina melhor com a sua empresa? Então, nos acompanhe!

1. Análise SWOT

A análise SWOT é originada dos termos em inglês strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Antes de implementar algum novo projeto na sua empresa, pare e reúna a sua equipe interna e de fornecedores – de forma a conseguir um cenário mais amplo – e busque listar todos esses itens.

Os dois primeiros estão relacionados com as características internas da sua empresa enquanto que os dois últimos dizem respeito às características externas.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o texto como fazer Análise SWOT do seu negócio.

2. Pesquisa de clima organizacional

Uma pesquisa de clima organizacional pode ser bastante reveladora para o gestor. É uma ferramenta que vai permitir levantar quais os pontos positivos e negativos da sua empresa de acordo com a avaliação da equipe. Geralmente, empresas de endomarketing ou outras empresas especializadas fazem esse tipo de trabalho.

Pesquisa de Clima
Freepik

É preciso ficar atento à pesquisa de clima, já que o nível de satisfação da equipe impacta diretamente na produtividade da empresa.

3. CRM (Customer Relationship Management)

Existem diversas ferramentas de CRM disponíveis no mercado. O CRM é muito utilizado em empresas com uma grande base de clientes, como por exemplo consultorias imobiliárias e grandes redes de varejo.

Geralmente, o sistema de CRM utiliza o armazenamento em nuvem, o que facilita a troca de informações entre unidades diferentes.

Basicamente, o CRM concentra os dados de diversos clientes e trabalha pela fidelização dessa base de contatos, com o objetivo de construir uma relação de longo prazo com o cliente. O software está presente em todo o processo da venda, desde o início, quando o cliente em potencial é apenas um lead, até a fase de pós-venda.

4. KPI (Key Performance Indicator)

O KPI é uma ferramenta que proporciona um controle total do seu negócio. Existem dois tipos de KPI utilizados no mercado. O KPI estratégico, que apoia o seu negócio durante o planejamento estratégico e na definição das metas.

Controle de Dados
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Já o KPI de produtividade é usado para mensurar o desempenho dos funcionários. Entre os dados utilizados aqui estão o custo por hora e qual a produção mensal. Esses dados podem ser utilizados no momento de avaliar a equipe, de realizar promoções ou de promover algum remanejo dentro da empresa.

5. 5W2H

Essa é uma ferramenta bastante adaptável, que pode ser usada tanto no gerenciamento de projetos, quanto no planejamento estratégico e até na elaboração do seu plano de negócios.

Os 5W remetem às cinco palavras em inglês: What (O quê?), Why (Por quê?), Where (Onde), When (Quando?) e Who (Quem?). Os 2H correspondem a How (Como?) e How Much (Quanto?).

Responder essas cinco perguntas dentro de determinado contexto pode auxiliar o gestor a escolher o caminho certo, seja em um processo de seleção e recrutamento, por exemplo, ou também na hora de definir os passos de como aumentar a carteira de clientes.

Esperamos que o post tenha ajudado você a decidir qual a melhor ferramenta de gestão para ser aplicada a sua empresa. Gostou do texto? Então deixe um comentário para a gente. Até o próximo post!