Geralmente, os empreendedores da área de saúde, como dentistas, psicólogos, médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, não sabem muito bem como divulgar o seu negócio. Seja por falta de uma disciplina específica na faculdade sobre marketing na área de saúde, seja por falta de verba ou ainda por não contar com profissionais especializados neste segmento na equipe.
Pensando nisso, nós da Zocprint, trouxemos cinco desafios do marketing na área da saúde e como resolvê-los com criatividade e poucos recursos financeiros. Confira abaixo!
1. Faça publicidade dentro dos limites do marketing médico
Você já deve saber a importância da publicidade para o seu negócio. Entretanto, também é preciso estar atento às diversas restrições voltadas para os serviços prestados por médicos e clínicas dentro da propaganda.
Entre as principais restrições estão a proibição do uso de fotos de pacientes em material promocional, mesmo com autorização, para a demonstração de resultados de tratamentos em folders, anúncios impressos, TV ou internet.
Já em eventos ou apresentações de trabalhos científicos, o uso de fotos é permitido, mas somente com autorização prévia do paciente. Para saber mais sobre esse tema, é essencial ler a Resolução 1.974/11, que apresenta o Manual de Publicidade Médica, publicado pelo Conselho Federal de Medicina.
2. Esteja presente nas redes sociais
Você e o seu negócio devem estar presentes nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Essas são ferramentas muito importantes para divulgar os seus serviços e especialidades, criar conteúdo relevante e interessante para o seu público-alvo, informar sobre campanhas promocionais e compartilhar as novidades com os seus familiares, amigos e clientes.
As redes sociais são responsáveis por trazer o público mais para perto do seu negócio e criar uma relação mais próxima com os seus clientes. Esse relacionamento mais direto gera engajamento, além de possibilitar o contato com os novos clientes.
3. Divulgue o seu negócio na região que você atende
Panfletos ainda são boas alternativas para apresentar o seu pequeno negócio de uma maneira simples e econômica ao grande público. É uma boa ideia para diminuir os custos com propaganda, uma vez que a sua distribuição pode ser facilmente segmentada na região que você atende. Os panfletos devem ter um design agradável, com fácil leitura e uma excelente qualidade de impressão.
4. Se mantenha atualizado
Nunca deixe de estudar sobre a sua área de atuação. Leia livros e participe de congressos científicos. Seja um profissional de referência em sua área de atuação. Faça parte de associações médicas relacionadas a sua especialidade.
Isso vai fazer com que você sempre esteja em contato com as novidades do mercado de saúde. E lembre-se de levar os seus cartões de visita para aumentar a sua rede de contatos.
5. Procure parceiros de trabalho confiáveis
Dentro de qualquer negócio é fundamental buscar parceiros de trabalho confiáveis, que tenham a experiência e o conhecimento necessários para ajudar você a promover os seus serviços de forma eficaz e ética.
Gostou de ler o nosso artigo os desafios do marketing na área da saúde? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre 7 estratégias de marketing para pequenas empresas. Até a próxima!