Gerir um negócio custa tempo, dinheiro e muita dedicação. É necessário ter muita disciplina, organização e planejamento para empreender, muitas vezes com poucos recursos financeiros. Cada vez mais, pequenos empreendedores da área de saúde, como médicos, psicólogos, nutricionistas e dentistas, estão gerindo os próprios negócios e se destacando.
Você também é um profissional da saúde e quer começar a divulgar o seu negócio? Então, confira as 3 dicas que separamos especialmente para você!
1. Planeje a divulgação para o seu público-alvo
O marketing de saúde deve reunir ações estratégicas que passam por pesquisas, planejamento e estruturação de ações integradas para alcançar os seus objetivos. Essas ações podem surgir de diferentes formas, como folhetos, cartões de visita, anúncios, redes sociais, etc. Entretanto, todas devem saber conversar com o seu público-alvo!
Para saber definir quem é o seu cliente/paciente será necessário realizar uma análise detalhada. É fundamental mapear gênero, idade e outros dados demográficos e socioeconômicos para conhecer as necessidades, os desafios e as expectativas desse público. Somente a partir daí será possível alinhar a comunicação, determinar a linguagem a ser utilizada e oferecer o que o público-alvo valoriza e procura.
2. Aumente a sua rede de contatos
Uma excelente forma de atrair mais pacientes para o seu consultório ou clínica é através de indicações. O antigo marketing boca a boca entre amigos, familiares, colegas de profissão e pacientes ainda é muito importante, mesmo em tempos de internet.
Por isso, é muito importante construir uma base de parceiros, por meio de networking, para que vocês possam se indicar mutuamente. Pode ser, por exemplo, um profissional que oferece um serviço complementar ao seu, ou então de um ramo que não seja concorrente direto. Já para conseguir indicações de pacientes é essencial oferecer um atendimento humanizado, com pontualidade, eficiência, respeito, boa comunicação e simpatia.
3. Mantenha-se atualizado
Nunca deixe de estudar mais sobre a sua área de atuação e também sobre o marketing na área da saúde. Leia livros e aprenda como realizar um atendimento de excelência. Seja um profissional de referência em sua área de atuação. Conheça mais sobre empreendedorismo e procure desenvolver as características que os seus clientes procuram.
Faça parte de associações comerciais e médicas relacionadas com o seu segmento. Isso vai mantê-lo sempre em contato com as novidades do mercado de saúde, além de aumentar ainda mais a sua rede de contatos.
Conseguiu entender como divulgar os seus serviços na área de saúde? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre 5 dicas valiosas de identidade visual para pequenas empresas. Até a próxima!