Trocar cartões de visita ainda é uma prática muito comum entre empreendedores, gestores de empresas e profissionais de todas as áreas de atuação. O pequeno formato de um cartão de visita consegue ser o meio ideal para transmitir uma boa primeira impressão sobre o trabalho desenvolvido pela pessoa ou pela empresa.
E um cartão de visita com um bom acabamento gráfico pode se destacar entre os demais. Pensando nisso, nós, da Zocprint, separamos algumas informações úteis de diferentes tipos de acabamento para você verificar qual se adequa melhor ao seu negócio. Confira!
Acabamento gráfico: por que investir nele?
O acabamento gráfico é um processo de finalização de um produto produzido em uma gráfica. Através de diversas técnicas, é possível transformar um simples cartão impresso em um material mais sofisticado e diferenciado.
Embora muitos pensem que se trata de um gasto a mais, o acabamento gráfico é um investimento que costuma trazer retornos positivos, como a proteção do impresso contra as avarias do tempo, além de torná-lo mais atraente visualmente.
Tipos de acabamentos gráficos
Existem muitos tipos de acabamentos utilizados na indústria gráfica. Confira quais são os principais e descubra qual se adequa melhor ao seu material impresso.
1. Verniz total
Conta com uma camada de verniz que é aplicada sobre todo o papel, conferindo-lhe brilho e mais proteção ao impresso. Possui custo baixo.
2. Verniz localizado
O material utilizado é o mesmo do acabamento anterior, porém com apenas uma parte do impresso coberta pelo verniz, sendo usado para isso o processo de serigrafia. Geralmente, esse tipo é usado para conferir destaque ao logo da empresa. Possui um custo um pouco mais alto do que o verniz total, pois dá mais trabalho para ser feito.
3. Laminação com brilho
Neste acabamento, o papel recebe uma aplicação de filme plástico em um ou ambos os lados. Em seguida, esse filme é fixado através de adesivos e de calor. Esse processo aumenta muito a durabilidade do produto, conferindo-lhe um efeito brilhante, embora menor do que o acabamento em verniz.
4. Laminação fosca
Sua grande vantagem é a sensação aveludada ao toque, uma vez que não confere ao impresso o mesmo destaque visual da laminação com brilho. É utilizada como uma camada protetora da impressão, que evita arranhões e manchas, sendo comumente combinada com a técnica do acabamento de verniz localizado.
5. Hot Stamping
Esse tipo não utiliza tinta, mas sim um material sintético. Essa técnica é ideal para pequenos detalhes ou para conferir destaque a pequenos textos e/ou imagens, sendo um acabamento mais nobre para quem deseja um toque de classe a mais em seus impressos.
6. Relevo
Esse acabamento pode ser realizado com duas técnicas diferentes. Em ambas, o objetivo é destacar itens como o logo ou o nome da empresa, deixando-os sobrepostos no material impresso. Pode ser utilizado em papéis com gramatura acima de 180g.
7. Bordas arredondadas
Neste acabamento são realizados cortes nas bordas para que elas fiquem arredondadas. Esse corte facilita o manuseio do cartão e cria um diferente efeito visual.
8. Furo
Mais utilizado em etiquetas e tags, o furo pode ser uma ferramenta interessante, conferindo ao papel uma função extra, já que pode ser pendurado em outros objetos.
9. Faca de corte especial
Nesse acabamento é realizado um corte com uma faca de formato específico para o cartão de visita, criando formas diferentes para o impresso. A criatividade aqui é ilimitada! Este tipo é muito utilizado na confecção de cartões pop-up, que cria formas em três dimensões quando o impresso é aberto.
10. Refile
O refile é o tipo de acabamento mais utilizado nos impressos, principalmente em panfletos, folhetos e cartão de visita. É caracterizado pelos cortes realizados no papel, responsáveis por deixá-lo no formato final.
Apesar de simples, a técnica influencia diretamente na qualidade final do material. Por estar presente em quase todos os impressos, não precisa estar listado em um orçamento gráfico para ser aplicado, não gerando custos extras.
Gostou de saber sobre os diferentes tipos de acabamento gráfico? Agora, é só escolher qual se adequa melhor ao seu negócio! Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre a importância da identidade visual. Até a próxima!