Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a identidade visual não é simplesmente as cores ou o logotipo da sua marca, mas um conjunto de elementos que formam a imagem que você quer transmitir e a maneira com que você quer que sua empresa seja lembrada. É por isso que essa padronização visual é tão importante e deve ser aplicada da melhor forma nas suas divulgações.
Abaixo, nós, da Zocprint, vamos falar sobre a importância da identidade visual como um diferencial da sua marca frente aos concorrentes. Confira!
Qual a importância da identidade visual para o meu negócio?
Já falamos sobre isso em outros posts aqui do blog, mas vale reforçar: a identidade visual é essencial para qualquer marca. Afinal, a visão muitas vezes é a primeira forma de contato dos clientes com a sua empresa, e é dela que pode surgir o interesse para um possível negócio. Além disso, existem diversas outras vantagens que só uma identidade visual clara e bem planejada pode trazer. Confira algumas delas abaixo:
Ser identificado com facilidade
Muitas pessoas lembram de grandes marcas só de ver as cores ou símbolos que elas utilizam. Mas claro, isso acontece para quem aposta com força nesse aspecto e não mede esforços para ter uma identidade bem definida. Essa é a melhor forma de ter sua marca identificada e lembrada facilmente pelo seu público-alvo!
Transmitir uma mensagem
As cores têm significados psicológicos e podem despertar desejos e sentimentos nas pessoas. Juntamente com outros elementos, como a fonte e os traços, elas podem ser transmissoras da mensagem que a sua marca quer passar, seja ela alegria, calma ou confiança, por exemplo.
Se destacar dos concorrentes
Tendo a sua própria identidade e aplicando ela nas suas divulgações, você garante seu lugar na memória do seu público e já sai à frente dos seus concorrentes, principalmente daqueles que ainda não investem nesse tipo de estratégia. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?
Dica para aplicar sua identidade sem gastar muito
Você já entendeu as várias vantagens e a importância da identidade visual na estratégia de divulgação da sua marca, mas é preciso também saber como fazer isso na prática. A gente entende que nem sempre é possível despender um grande orçamento para isso e contratar um profissional especializado, mas isso não deve ser uma razão para se preocupar menos com o visual da sua marca!
Hoje em dia já existem soluções para fazer sua divulgação de forma efetiva sem precisar gastar muito e com garantia de qualidade. Uma delas é contar com gráficas especializadas nesse tipo de serviço! Empresas como a Zocprint, por exemplo, oferecem opções de layouts para diversos segmentos. Ou seja, você só precisa ter em mente a mensagem que quer passar e escolher as informações que vão ser utilizadas nos seus materiais: o resto é a Zoc que faz!
Esperamos que tenha gostado das dicas! Agora, você só precisa colocá-las em prática e desfrutar dos benefícios dessa estratégia. Acesse o site da Zocprint e conheça as soluções que só uma gráfica online especializada pode oferecer!