Gestão de pessoas: o que é e por que é importante

Gestão de pessoas: o que é e por que é importante

Atualmente, muito se ouve sobre gestão de pessoas, mas você sabe realmente o que essa área representa e como ela atua? Pensando nisso, separamos um post para falar mais a respeito das técnicas e dos métodos que têm como objetivo administrar e potencializar a competência das pessoas dentro e fora das empresas. Entenda mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas se caracteriza por boas práticas que começam na escolha adequada de um profissional, passando pelo processo de adaptação, avaliação e motivação do desempenho pessoal e em equipe, até a tomada de decisão em realocar ou demitir. Logo, é atribuição do gestor avaliar o capital humano da empresa, selecionar, direcionar e motivar sempre a sua equipe para o crescimento de todos.

Para que os resultados sejam os melhores possíveis, como o aumento da produtividade e do crescimento, existem técnicas e estratégias que motivam os colaboradores e os apontam para isso. Estratégicas mais eficazes nos resultados de seus funcionários em seu ambiente profissional. E, está relacionada ao gerenciamento e ao desenvolvimento da empresa.

Por que a gestão de pessoas é importante?

Os funcionários, colaboradores e prestadores de serviços são o capital humano de uma empresa e de seus recursos mais importantes. Sem a atuação deles, não é possível existir produção nem atividades. Empreendimentos que não possuem projetos para cuidar da qualidade de vida de seus funcionários padecem com a alta rotatividade e a grande desmotivação.

Existem dificuldades para manter a harmonia nas relações interpessoais em diversos ambientes da vida, e não é diferente no espaço corporativo. Alguns fatores como a pressão, a competitividade, as diferenças sociais e étnicas acabam proporcionando estresse e conflitos entre os colaboradores. Atritos como esses prejudicam os resultados e poucas pessoas estão dispostas a trabalhar em um ambiente tóxico.

Benefícios da gestão de pessoas

Essas funções são de extrema importância para as organizações, mas atualmente as atuações do Recursos Humanos estão ligadas ao alinhamento do departamento juntamente com às questões estratégicas da administração.

Esta formatação possui uma nova definição: Gestão Estratégica de Pessoas, que contempla as questões antes desprezadas, mas que beneficiam e muito as empresas. Dentre as principais funções, podemos citar:

  • Ajudar a desenvolver talentos;
  • Assegurar um ambiente de trabalho saudável;
  • Auxiliar na realização dos objetivos da empresa;
  • Contribuir para a organização atingir a sua missão;
  • Elaborar métodos para melhorar o desempenho individual e organizacional;
  • Garantir o comprometimento dos colaboradores;
  • Manter o equilíbrio entre as expectativas das empresas e dos funcionários.

Viu a importância de uma boa gestão de pessoas para todos? Um funcionário com bom desenvolvimento pessoal alinhado com a empresa traz muitos bons frutos para o crescimento de todos. Lembre-se que cada pessoa que está ali não é uma máquina, e sim um ser movido por histórias e sonhos.

Voltar ao Topo