Identidade corporativa e identidade visual: entenda a diferença!

Identidade corporativa e identidade visual: entenda a diferença!

Esta é uma questão importante e que pode gerar dúvidas entre os seus colaboradores internos e o público em geral. Principalmente quando se fala em identidade corporativa, é bastante comum confundí-la com a identidade visual, que é igualmente importante dentro de uma empresa, mas tem objetivos diferentes.

Você também tem dúvidas sobre a diferença entre identidade corporativa e identidade visual? Então, não deixe de continuar lendo o nosso post!

Identidade corporativa: o que é?

A identidade corporativa vai muito além da aparência visual de um negócio, estando diretamente relacionada às questões culturais e organizacionais, que são vitais para a empresa. Criado pelo designer alemão Peter Behrens, a identidade corporativa é tudo aquilo que define a empresa e que é transmitido para o mercado consumidor.

A definição clara da identidade empresarial é fundamental para as companhias, de qualquer tamanho ou área de atuação, principalmente na relação entre os colaboradores internos, externos, clientes, fornecedores e até mesmo com mídia.

Isso porque a identidade de uma empresa representa o que ela é, quais os seus valores, a sua visão de mundo, a postura que adota em diferentes situações em relação aos funcionários, clientes, fornecedores, etc.

Dessa forma surge a necessidade da contratação de pessoas especializadas na elaboração de ações para possibilitar a fidelização do público-alvo, a superação da concorrência e a visibilidade através da escolha de instrumentos eficientes de comunicação.

Abaixo, listamos algumas das principais vantagens de uma identidade corporativa de sucesso:

  1. Traz o comprometimento dos colaboradores;
  2. Reduz problemas internos;
  3. Constrói uma boa postura da organização;
  4. Faz a diferenciação com a concorrência;
  5. Permite ao funcionário sentir-se parte da história da empresa;
  6. Facilita a gestão interna e externa da companhia.

Identidade visual: o que é?

A identidade visual de uma empresa faz parte da sua identidade corporativa, uma vez que um dos seus elementos fundamentais é a logomarca, um símbolo que tem tudo a ver com a representação da organização.

A identidade visual representa a personalidade da empresa: como ela é vista, lembrada e sentida pelo público. Está sempre muito associada às cores, ao logotipo e também com a tipografia utilizada em todos os seus documentos, apresentações, materiais gerais de papelaria, catálogos, site, uniformes, etc.

A comunicação entre esses elementos precisa ser simples, clara e objetiva. Afinal, o público-alvo precisa entender quais são os seus objetivos. As cores também precisam estar alinhadas aos fatores culturais e regionais, tanto do público como da empresa. Como “a primeira impressão é a que fica”, as empresas também precisam investir em sua aparência para facilitar a comunicação e o reconhecimento por parte de seus clientes.

Gostou de saber mais sobre a diferença entre identidade corporativa e identidade visual? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre Como aplicar a identidade visual na sua divulgação. Até a próxima!

Voltar ao Topo