Kanban: método de gerenciar fluxos de trabalho

Kanban: método de gerenciar fluxos de trabalho

O kanban é um sistema de gerenciamento de produção, que é utilizado para melhorar a visualização geral de um produto que está sendo desenvolvido.

A metodologia é utilizada em diversos projetos que criam um produto final para o consumidor – seja na indústria, no desenvolvimento do software ou no processo de criação de campanhas de marketing – além de poder se adaptar a diversas áreas do mercado de trabalho.

Dentro de uma empresa, organização é tudo. Atenta a essa necessidade, a japonesa Toyota desenvolveu essa metodologia para controlar o seu estoque de materiais e garantir a atividade da sua linha de produção. O resultado foi uma produção mais equilibrada.

Que tal saber mais sobre o Kanban, que já se tornou imprescindível para as empresas do mundo afora. Abaixo, vamos falar sobre esse método criado para gerenciar fluxos de trabalho! Confira!

Kanban: o que é?

O kanban é uma metodologia de gerenciamento e controle de tarefas que envolve o desenvolvimento de um produto. O objetivo dele é tornar mais claro qual o ritmo de trabalho da equipe para o gestor e se será possível atingir a meta a tempo.

Ao utilizar o método, o gestor precisa adicionar na rotina de trabalho o quadro de kanban para visualizar essa produção.

O quadro é organizado com três colunas que representam os status em que se encontram as tarefas: a fazer, fazendo e feito. Nos casos em que o processo irá demandar mais etapas, o gestor poderá adicionar outras colunas – como em aprovação, por exemplo.

Quadro Kanban
Movida

Dentro dessas colunas, estão os cartões que irão representar as tarefas que a equipe precisa executar. As cores de cada cartão representam qual a urgência de cada atividade. Dessa forma, o cartão movimenta-se entre as colunas durante o desenvolvimento na medida em que a tarefa vai sendo desenvolvida.

Por que essa ferramenta é tão usada para organizar etapas de tarefas?

As vantagens do kanban são muitas! Confira quais as principais:

  • Aumento da agilidade: permite que as tarefas sejam entregues com maior rapidez, já que é possível avaliar o que é mais importante;
  • Controle visual das tarefas, o que evita que uma tarefa seja interrompida porque outra ainda não foi realizada;
  • Melhoria no gerenciamento do fluxo de trabalho;
  • Limitação da quantidade de trabalho e respeito da capacidade produtiva da equipe;
  • Aumento da autonomia, já que os colaboradores podem visualizar o que precisa ser feito, sem esperar a distribuição do gestor;
  • Aumento da produtividade, devido à priorização das tarefas;
  • Redução de custos, já que o tempo dos colaboradores é usado de forma mais inteligente;
  • Aumento da colaboração entre a equipe, já que as orientações não ficam centralizadas na mão do gestor. Isso, consequentemente, aumenta a empatia e melhora o clima organizacional.

Seja na indústria, em lojas ou em escritórios, o kanban possui funcionalidades inteligentes para entender a dimensão, o ritmo e os recursos que estão sendo utilizados em qualquer processo de produção, seja na indústria ou em atividades criativas.

Achou este conteúdo interessante? Então conheça outras 6 ferramentas que você pode usar no dia a dia para que o seu trabalho fique ainda mais dinâmico.

Viu só como o Kanban pode ser útil no processo de produção da sua empresa. Agora, use o campo dos comentários e conte para a gente se você já usou essa ferramenta e para aqueles que já a utilizaram, de que forma ela auxiliou na melhoria dos processos na sua empresa. Até mais!

Voltar ao Topo