Está estudando novas formas de atrair consumidores para o seu negócio e deseja aplicar estratégias de marketing direto para aumentar as vendas da sua empresa, mas não sabe por onde começar?
Pensando nisso, nós, da ZocPrint, vamos explicar o que é marketing direto e como utilizá-lo para ampliar os resultados do seu negócio. Vamos lá?
Marketing direto
Este é o segmento do marketing que centraliza todos os esforços no público que de fato tem interesse em determinado produto/serviço. Ele reforça o relacionamento com os clientes, sendo utilizado para a fidelização dos mesmos. Ou seja, o marketing direto já é considerado uma das principais formas de chegar diretamente ao consumidor, sem intermediários.
As estratégias asseguram que a quantia utilizada seja gasta com quem realmente tem interesse nos produtos/serviços de sua empresa.
Entretanto, para que as ações dêem bons resultados, é necessário ter uma carteira de clientes (o mais indicado é que ela seja desenvolvida pela própria empresa) com dados como idade, gênero, renda, localização geográfica, estilo de vida e qualquer outra informação que possa ser relevante para a segmentação de cada estratégia.
Somente assim será possível estabelecer qual o público-alvo e quais as melhores abordagens para atingir essas pessoas especificamente.
Como entrar em contato com o público-alvo
Decida qual a melhor abordagem de acordo com a idade e as preferências de cada pessoa. O contato com o público-alvo pode ser realizado através de um telefonema, uma mensagem pelo WhatsApp, pelo e-mail ou até mesmo por carta impressa.
- O público mais jovem deve preferir receber as suas ofertas e promoções pelos meios digitais. Já os mais velhos costumam dar mais importância aos meios mais tradicionais, como as correspondências e os telefonemas.
O objetivo é atingir diretamente o seu público-alvo através de mensagens personalizadas para conquistá-los e, mais tarde, fidelizá-los.
Mas, atenção: tenha certeza de que você tem mesmo a permissão de cada pessoa para entrar em contato, seja por qualquer meio de comunicação. Caso contrário, a sua ação direta será considerada invasiva e a pessoa poderá ficar com uma imagem negativa da sua marca para sempre.
O marketing direto é útil para qualquer empresa, mas especialmente as micros e pequenas têm muito a ganhar com a sua utilização, uma vez não precisam pagar por mídias caras e de massa, como TVs, rádios e revistas, por exemplo.
Lembre-se que para ter resultados eficientes em suas ações de marketing direto é preciso produzir conteúdos relevantes (no caso dos e-mails e correspondências), de oferecer benefícios reais para as pessoas selecionadas em suas abordagens, de recompensar quem já é seu cliente com maiores vantagens e, claro, de mensurar os resultados obtidos para verificar se as ações deram os resultados esperados, ok?
Gostou de ler o post sobre o que é marketing direto? Agora é só colocar em prática! Consideramos que você também pode se interessar pelo nosso conteúdo sobre brindes personalizados: saiba como aplicar o marketing promocional ao seu negócio. Até a próxima e boas vendas!