Prospectar clientes significa procurar pessoas no mercado com potencial para comprar os serviços ou produtos oferecidos pelo seu negócio ou até mesmo divulgar o nome da sua marca.
Se você não tem ideia por onde começar sua divulgação ou busca por clientes qualificados, não se preocupe. Abaixo, listamos algumas possibilidades que você pode implementar no dia a dia da sua empresa. Vamos conferir juntos!
Procure quem precisa dos seus serviços
Não adianta gastar seu tempo fazendo divulgação de um escritório de advocacia em uma festa de aniversário, afinal. A lógica é simples: o seu cliente não estará lá. Procure mapear o comportamento de quem precisa dos seus serviços, que espaços ele frequenta, quais são suas preferências de consumo, que ele precisa e o que ele procura.
São perguntas que irão facilitar a sua busca pelo target (público) ideal do seu negócio, evitando que você desperdice tempo e dinheiro em locais e mídias onde poucas pessoas possam se interessar pelo seu negócio.
Tenha essas perguntas respondidas para, então, poder fazer uma larga divulgação. Por exemplo: distribuir seu cartão de visitas em espaços onde você sabe que seu público em potencial está e irá passar os olhos com interesse.
Peça indicações aos seus clientes atuais
Não existe melhor indicação de serviços do que pessoas próximas a nós. Na pirâmide de influência, quem está mais próximo de influenciar uma pessoa são amigos e parentes próximos. Logo, peça para que seus clientes atuais digam sobre você e falem sobre a experiência ao usarem os seus serviços. O famoso boca a boca faz muita diferença.
Ofereça sempre cartões de visitas
Cartões de visitas são a principal forma dos seus potenciais clientes guardarem os seus contatos para, posteriormente, entrar em contato com você.
Tenha sempre disponível na carteira e dentro da sua empresa uma leva de cartões. No começo, invista nos mais tradicionais, mas potencialize o poder de atenção com peças mais rebuscadas, com acabamentos laminados ou até mesmo com materiais reciclados que podem passar informações sobre o seu posicionamento com causas ambientais.
Tenha um portfólio
Digamos que você conseguiu chamar a atenção de um potencial cliente. Agora, e se ele pedir um histórico dos seus trabalhos anteriores? Se você passar estas informações apenas verbalmente a credibilidade do que está sendo falado cai brutalmente.
Agora, se você tem tudo o que disse registrado em um portfólio bonito e bem visual, suas chances de fechar negócio são muito maiores! Pense em disponibilizar um histórico dos seus serviços através de:
Tenha produtos promocionais para oferecer
Você atraiu a atenção do cliente, mostrou seu portfólio e agora? Não deixe que ele vá para casa apenas com seu cartão de visitas. Ofereça algum produto promocional que se encaixe na rotina do target.
Com esses mimos que podem ser dados de brinde, o seu cliente certamente lembrará do seu negócio quando estiver precisando. Agendas especiais, canecas, canetas personalizadas e até mousepads são ótimas oportunidades de sempre se fazer presente.
Saiba como aplicar marketing promocional ao seu negócio com brindes personalizados!
Entendeu como realizar a prospecção de clientes? Conte para a gente qual dica se encaixa melhor no seu negócio nos comentários. Ficou com alguma dúvida? Diga para a gente que logo iremos respondê-lo.