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Gestão e Negócios

O que é um plano de negócios: entenda sua importância!

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A elaboração de um plano de negócios é essencial para saber se um produto ou serviço tem todas as condições de dar certo, sendo viável e sustentável economicamente antes do seu lançamento. Pensando nisso, nós, da Zocprint, vamos explicar o que é um plano de negócios e qual a sua importância para o sucesso de qualquer empresa. Confira!

O que é e qual a importância de um plano de negócios

Imagine-se abrindo uma empresa baseado apenas na ideia de vender sorvetes. Daí, você escolhe um ponto comercial, monta a estrutura, contrata funcionários e em três meses percebe que o negócio não está gerando lucro e que todo o dinheiro que você investiu acabou. E agora?

O plano de negócios existe justamente para evitar que isso aconteça! É ele que permite minimizar os efeitos de ameaças da empresa concorrente e explorar as oportunidades da melhor forma.

O plano de negócio é um documento onde você deve expor os objetivos do seu produto ou serviço e tudo que deve ser pesquisado, analisado e realizado para que o projeto da sua nova empresa seja um sucesso.

Este documento serve como um guia para o gerenciamento da empresa, com dados minuciosos do negócio, como público-alvo, análise do mercado, posicionamento do produto ou serviço, fornecedores, concorrentes, etc.

Como fazer um plano de negócios

Apesar de ser muito fácil encontrar diversos exemplos de planos de negócios prontos na web, cada empresa precisa de um documento adaptado a sua realidade e às necessidades do seu produto/serviço.

O primeiro passo é definir o ramo de atividade em que se pretende investir, assim como selecionar os produtos/serviços que serão comercializados (ou fabricados). Depois é o momento de pesquisar sobre o mercado consumidor e ter as informações detalhadas em relação aos concorrentes e possíveis fornecedores.

Até mesmo negócios da mesma empresa com objetivos muito parecidos precisam de planos específicos, com detalhes do empreendimento, como caracterização do seu público-alvo, análise da concorrência, plano financeiro e logístico, posicionamento estratégico, análise de riscos, tendências do segmento de mercado que pretende atuar, etc.

A seguir, é necessário escolher a localização física da empresa e definir todo o processo operacional. A análise da parte financeira vem mais tarde, acompanhada do plano de marketing para o lançamento do empreendimento.

É muito importante pensar no plano de negócios como um documento em constante mudança, nunca definitivo, para que as informações nele descritas sejam atualizadas sempre que seja necessário. Dessa forma o sucesso da empresa será o mais duradouro possível.

Lembre-se de que sempre será necessário ficar atento a qualquer mudança brusca nos resultados do seu empreendimento ou na insatisfação dos clientes para não perder dinheiro e acumular dívidas. A dica final é observar de perto os resultados e manter um monitoramento próximo e constante dos seus negócios.  Confira também o nosso post sobre como fazer um plano de negócios: passo a passo! Ficou com alguma dúvida? Envie para a gente nos comentários. Até o próximo post!