Entender e definir um público-alvo para o seu negócio é um dos muitos fatores chave para que sua marca chegue ao mercado certo, com prováveis consumidores do seu produto. Por isso, confira o post a seguir e entenda de fato o que é público-alvo e como defini-lo para seu negócio.
O que é público-alvo?
O público-alvo trata-se de um grupo de pessoas, ligadas ou não entre si, que compartilham de um perfil semelhante. Em outras palavras, é um grupo específico a quem você deve voltar suas ações de marketing, pois são possíveis consumidores do seu produto ou serviço. Entretanto, não confunda esse conceito com a ideia de persona!
O público-alvo é só um dos principais passos para ajudar sua marca. Confira os 5 passos para sua marca crescer cada vez mais!
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Diferente do público-alvo, que abrange um grupo de pessoas com perfis semelhantes, a persona busca retratar o cliente ideal para seu negócio. Consiste em uma pessoa fictícia, criada a partir das características dos seus clientes reais, com base no seu público-alvo.
Simplificando, a persona é uma pessoa fictícia criada a partir do público definido, com uma pesquisa mais aprofundada, considerando fatores como:
- características pessoais;
- poder aquisitivo;
- estilo de vida;
- interesses;
- engajamento nas redes;
- informações profissionais.
Comparação
Público-alvo, seria:
Homens de 30 a 40 anos, moram em São Paulo. Possuem ensino superior completo e estão trabalhando em sua área de formação. São pessoas ativas no meio, frequentam eventos e palestras. Também, são pessoas que gostam de praticar atividades físicas em seu tempo livre.
Persona, seria:
Thiago, 35 anos, advogado. Mora no Higienópolis, em São Paulo. Formado em direito pela USP, conta com um escritório próprio de advocacia e usa suas redes sociais para se informar e compartilhar assuntos relacionados a sua área de atuação. Costuma participar de fóruns e palestras e gosta de fazer academia e correr na praça perto da sua casa em seu tempo livre.
Como definir o público-alvo
Antes de começar a definir seu público-alvo, é preciso se fazer duas perguntas essenciais:
- Por que as pessoas usariam seu produto/serviço?
- Quem são essas pessoas?
A partir da resposta desse questionamento, você terá um direcionamento muito mais claro de qual o grupo de pessoas você está buscando atingir. As principais informações necessárias para definir seu público são:
- idade;
- sexo;
- formação educacional;
- poder aquisitivo;
- classe social;
- localização;
- hábitos de consumo.
Um bom exemplo de público-alvo, seguindo esses passos, seriam:
Homens com idade entre 30 e 40 anos que moram em São Paulo. Possuem ensino superior completo, pertencente a classe B, com uma renda mensal de em média R$5000,00. São apaixonados por esportes e jogam futebol com os amigos no final de semana.
Quais as vantagens de definir um público-alvo?
Contar com um público bem definido garante, principalmente, que você consiga estabelecer ações de marketing específicas, para um público específico. Por mais que seu produto ou serviço seja revolucionário, não há como agradar todo mundo.
Por isso, se você conseguir identificar o grupo de pessoas certo para falar sobre seu negócio, as possibilidades de retorno é muito maior e eficaz.
Outra estratégia para entender e melhor sua marca é a partir do SWOT. Saiba como fazer a análise de SWOT para seu negócio.
Defina seu público-alvo e melhore sua estratégia de marketing!
Agora que você já sabe o que é público-alvo está na hora de defini-lo e pensar em ações e estratégias de marketing focadas para ele. Esse é só um dos passos para impulsionar sua marca. Confira o blog da Zocprint e fique por dentro de como otimizar cada vez mais o marketing do seu negócio.