O que é um layout e como criar o modelo ideal para seus materiais gráficos

O que é um layout e como criar o modelo ideal para seus materiais gráficos

O layout é um plano visual de como será a estrutura física e gráfica de um projeto, seja ele uma revista, um livro, cartões de visitas ou quaisquer outro material que passa uma informação ao seu leitor.

Se você é profissional de uma pequena empresa e sabe como é precisar se encarregar da parte de designer dos seus projetos mesmo sem ser da área, continue lendo que vamos ensinar a criar os modelos ideais para os seus materiais gráficos. Preparado para aprender?

Onde você irá usar um layout?

Se você tem uma empresa, sabe que precisa de diversos materiais gráficos para desenvolver o marketing profissional da sua marca. Cartões de visitas, folders, flyers, posters, blocos de notas precisam ter um layout especial para passar uma informação de forma limpa, clara, coerente e atrativa.

Você usará um layout para divulgar a sua marca. Não é apenas o slogan e o posicionamento que destaca o seu negócio no mercado, as características visuais dele também ajudam os potenciais clientes a lembrarem da marca. Grandes exemplos de marcas com layouts super reconhecidos são: McDonald’s, Walmart, Samsung, Apple e Google.

Mc Donalds
Novo Negócio
Samsung
E-Commerce News

Todos os exemplos mencionados possuem cores únicas, design marcante e um público que reconhece as divulgações das marcas de longe. Se você quer o mesmo para a sua empresa, continue lendo e saiba como criar um layout perfeito.

Como criar um layout perfeito?

Abaixo, listamos uma série de cuidados que você precisa ter para desenvolver o seu próprio layout e destacar o seu material gráfico da concorrência.

Combine as cores

Cores que possuem harmonia são mais agradáveis para a visualização. Por isso, mantenha o equilíbrio ao escolher as cores que irão ser adicionadas nos seus materiais gráficos.

Fique atento também ao significado das cores. Elas possuem uma explicação psicológica interessante que vale a pena ser seguida, por exemplo:

  • Amarelo é uma cor que passa alegria;
  • Verde é uma cor que carrega esperança e fertilidade;
  • Azul é uma cor mais calma, que traz leveza e plenitude;
  • Roxo está relacionado à intuição e à compreensão;
  • Marrom transmite energia positiva e segurança;
  • Rosa demonstra afeto e também passa calma.

O que o seu negócio quer passar para os clientes? Qual sensação as informações do seu material gráfico quer despertar nos potenciais clientes? Tenha isso em mente na hora de escolher a sua paleta de cores.

Fique atento às imagens

Sua empresa oferece uma atmosfera mais institucional ou possui uma proposta mais descontraída? Escolha as imagens que tenham ligação com o seu público-alvo e que o faça sentir-se representado nos seus materiais gráficos.

De nada adianta você estar falando dos benefícios oferecidos pelo seu salão de beleza e utilizar a imagem de uma pessoa séria, vestida com roupas formais. A imagem precisa retratar todos os benefícios que a sua marca irá trazer para a vida do cliente. Fique atento a este detalhe.

Aposte em um modelo minimalista

Menos é mais, inclusive em um material gráfico. Muita informação disposta de forma desorganizada pode atrapalhar o entendimento. Sabe aquele folder que você entregou na rua para um potencial cliente? Se suas informações não estiverem claras e livres de interrupções, a probabilidade de a peça acabar no lixo infelizmente é grande.

Logo, economize informações e sintetize tudo o que quer dizer para garantir a atenção das pessoas em seus materiais gráficos.

Entendeu a importância do layout para os seus materiais gráficos? Com essas informações você irá poder brilhar em tudo que produzir. Se ficou com alguma dúvida, fique tranquilo pois a Zocprint oferece modelos de layout especiais para você entrar apenas com as informações que quer transmitir aos seus clientes, simples assim.

Voltar ao Topo