Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Esta frase foi retirada do livro infantil “O Pequeno Príncipe”, mas pode ser relacionada a cultura de uma empresa. Afinal, somos diretamente afetados pelo clima organizacional, certo?
Em um país onde o nível de ansiedade entre profissionais só aumenta, é essencial dar atenção às pesquisas de clima organizacional. Entenda como elas funcionam, quais os principais métodos para serem realizadas e deixe melhor a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa.
O que é uma pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa é a melhor ferramenta estratégica para entender o que os colaboradores estão pensando sobre os mais diversos aspectos de uma empresa. Com ela, é possível entender o que satisfaz e motiva os funcionários. E, cá entre nós, todos queremos uma equipe motivada.
A coleta desses dados pode acontecer através de um questionário ou até mesmo com dinâmicas de grupo. Eles devem ser usados para corrigir ações que causam insatisfação geral, garantindo o aumento de produtividade do grupo.
Como saber se eu preciso de uma pesquisa de clima organizacional?
A dica é observar o desempenho do seu negócio. Se ele pode melhorar e entregar melhores resultados, uma análise do que pode motivar a produtividade dos colaboradores deve ser realizada. A pesquisa irá diagnosticar fatores que precisam da sua atenção, mas também trazer insights de áreas que estão dando certo.
Isso irá proporcionar tomada de decisões institucionais mais assertivas, que gerem equilíbrio entre as expectativas da sua empresa e dos funcionários que nela trabalham. Por causa disso, de maneira geral, todas as empresas precisam de uma pesquisa de clima organizacional.
Fazendo a pesquisa: como aplicá-la?
Antes de começar a pensar nas perguntas, você precisa entender porque precisa dessa pesquisa. Qual é o objetivo de realizar este trabalho? Qual o problema que você quer resolver com a pesquisa de clima organizacional?
Depois de ter esse primeiro passo estabelecido, existem 5 etapas essenciais que você precisa seguir para conseguir realizar uma pesquisa de sucesso. Confira quais são:
- momento 1: preparação – defina o que você irá fazer a partir da análise dos dados e também pense em maneiras de tornar a pesquisa atrativa, afinal, por que seus funcionários iriam demandar tempo respondendo a pesquisa?
- momento 2: planejamento e escolha da metodologia – escolha qual ferramenta irá usar para repassar a pesquisa e qual a sua metodologia, ou seja, qual a melhor forma de obter as respostas? Algumas formas são: múltipla escolha, dissertativa ou até mesmo em escala;
- momento 3: execução da pesquisa de clima – envie a pesquisa para os seus funcionários, sempre os lembrando da importância de cada uma das respostas;
- momento 4: análise de dados – veja o que está acontecendo na sua empresa, prepare-se para ler a percepção dos seus funcionários sobre as suas tomadas de decisão. É muito importante que você esteja preparado para os feedbacks!
- momento 5: conclusão da pesquisa – compartilhe os resultados com sua equipe e anuncie ações que trabalhe os pontos fracos para torná-los positivos.
Utilizando dados: o que fazer?
As ações que você irá tomar depois da pesquisa depende muito do que for identificado, o que varia entre reuniões, eventos de interação, incentivos, melhora em processos e vários outras tomadas de decisões.
✔✔ Uma estratégia utilizada na maioria das pequenas e médias empresas é a melhora nas ações de endomarketing.
Colocando em prática: e agora?
Agora, você precisa aplicar a pesquisa de clima organizacional e as ações de solução em prática. Para isso, lembre-se de aplicar todas as fases com cuidado, pense no melhor estilo de questionário para a sua equipe e prepare-se para as mudanças positivas.
Até mais!