Fontes mais usadas: 5 estilos para você aplicar nos seus impressos

Fontes mais usadas: 5 estilos para você aplicar nos seus impressos

A tipografia foi uma das grandes responsáveis pela formação social, através de informação. Hoje, na era digital, a tipografia, chamada principalmente de fonte, é um dos principais objetos de estudo da área de criação e é muito importante nos projetos de marketing impresso.

É por causa disso que costuma-se pensar muito bem no tipo de fonte que iremos usar. Para auxiliar você nessa escolha, separamos as fontes mais usadas pelos designers para a criação de materiais impressos. Confira!

1 – Helvetica

Desenvolvida pelo designer suíço Max Miedinger, em 1957, a Helvetica é considerado o tipo mais famoso. Por contar com um estilo moderno, simples e versátil, a fonte mantém sua popularidade desde o final da década de 1950.

Helvetica
Fonte: Pinterest

2 – Baskerville

Criada a partir do inconformismo de John Baskerville com a família tipográfica conhecida como “Caslon” e suas similares, o empresário inglês começou a redesenhar suas próprias fontes para melhorar suas obras impressas.

Baskerville criou uma fonte transicional serifada, posicionada entre antigas do estilo Caslon e o moderno Bodoni e Didot. O tipo conta com as caixas mais baixas e serifas quase horizontais, com grande contraste. Hoje a fonte pertence ao Adobe e leva o nome de Adobe Caslon.

Barkerville
Fonte: Pinterest

3 – Times

Desenvolvida por Stanley Morison, o tipo foi criado a partir da análise feita pelo tipógrafo a respeito das fontes do jornal diário “The Times”. Na época, ocorreu que o gerente do jornal, William Lints-Smith, escutou a crítica de Morison e a partir dela, e entendendo seus argumentos, contratou o tipógrafo para desenvolver uma fonte única para o jornal.

Em 1931, Morison entregava ao mundo a fonte conhecida como “Times New Roman”, substituindo seu antecessor, a “Times Old Roman”. O tipo é ainda hoje um dos mais populares para a impressão de materiais e publicações jornalísticas.

Times New Roman
Fonte: ChinaDaily

4 – Akzidenz Grotesk

Desenvolvida primeiramente em 1896, na Alemanha, por Brethold Type Foundry, a fonte é responsável por influenciar diversas outras fontes populares, como a Helvetica e Frutiger. Nos anos 50, sofreu uma reformulação nas mãos de Gunter Gerhard Lange, contando com uma gama maior de pesos e variantes.

Akizidenz Grotesk
Fonte: Medium

5 – Gotham

Com uma aparência limpa e moderna, a fonte é uma das mais populares entre os designers atualmente. Lançada em 2000, ela é a reformulação da fonte conhecida como “Gothic”, do século XX.

É conhecida por ser a fonte da campanha de Barack Obama para presidência dos Estados Unidos da América em 2008. Além disso, foi a fonte padrão utilizada por Michel Temer durante seu governo, de 2016 a 2018.

Gotham
Fonte: Medium

Conheça diversos tipos de fontes

Agora que você conhece as fontes mais usadas popularmente, chegou a hora de encontrar o aquela que melhor representa o que você gostaria de fazer. São inúmeras fontes que você pode escolher. Seja para material impresso, material promocional ou muito mais.

Existem alguns sites que disponibilizam fontes online e de forma gratuita. Confira!

Voltar ao Topo