O-ecommerce é um dos mercados que mais têm crescido nos últimos anos. Somente no primeiro semestre de 2018, o segmento obteve um faturamento de R$ 23 bilhões. O que mostra que, de fato, os consumidores estão presentes no meio digital. Então, que tal começar a marcar presença na web? A equipe da ZocPrint separou algumas dicas que podem ser muito valiosas para você começar o ano com o pé direito nesse sentido.
O primeiro passo é definir o seu público-alvo. Dessa forma, você se certifica de que não irá oferecer nada que o seu cliente não necessita. Depois, defina com qual ou quais produtos você irá trabalhar. Muitos empreendedores “de primeira viagem” acabam se perdendo quando montam um negócio porque não têm muito bem definido o segmento em que irão atuar. Tenha isso em mente para que os processos sejam otimizados no seu negócio.
Depois, analise com calma em que setor o seu negócio se encaixa. Existem quatro tipos de e-commerce no mercado, basicamente:
- B2C (Business-to-Customer): quando a empresa vende para o consumidor final;
- B2B (Business-to-Business): quando a empresa vende para outras empresas (por exemplo, fabricante vende para varejista);
- B2E (Business-to-Employee): quando a empresa vende somente para os funcionários, com preços diferenciados e com regras definidas por acordos sindicais, em alguns casos;
- B2B2C (Business-to-Business-to-Customer): neste modelo, o cliente faz o primeiro contato com a loja, mas quem realiza a entrega é uma empresa terceira (o distribuidor, por exemplo).
Outros pontos para levar em consideração
O sucesso da sua loja virtual pode ser definido pela forma como o seu site é construído. Um site pouco intuitivo ou que não oferece todas as informações necessárias ao cliente, pode fazer com que a sua taxa de rejeição seja muito alta – o que inclusive influencia na relevância do seu site para mecanismos de pesquisa, como o Google. Portanto, vale a pena investir em um software developer (desenvolvedor de site) de qualidade.
Outra dica é oferecer uma forma amigável para que os seus clientes façam o cadastro no site. A partir do momento que você conquistar o cliente e ele realizar uma compra, tenha certeza de que ele terá acesso ao acompanhamento dos pedidos e se a compra chegou sem problemas. Lembre-se também de mantê-lo atualizado sobre as novidades do e-commerce. Outro ponto importante é definir de que forma os produtos serão entregues e escolher um bom parceiro para a área de distribuição.
Mais um conselho trazido por especialistas: tenha em mente que um e-commerce é bem diferente de uma loja física. O cliente pode fazer contato a qualquer hora do dia, então é importante estar preparado para responder a qualquer pergunta. Você ou o seu quadro de funcionários precisa ter todas as informações essenciais à mão.
Esperamos que você tenha gostado das informações que a equipe da ZocPrint trouxe sobre e-commerce. Até o próximo post!