Temas WordPress: diferentes opções para melhorar seu site

Temas WordPress: diferentes opções para melhorar seu site

Escolher temas de WordPress para seu blog é trabalhoso e exige, além de tempo, que você saiba realmente qual a identidade visual que você gostaria de passar com ele. Com milhares de opções e possibilidades em escolher por temas gratuitos, você pode otimizar o design do seu blog e deixá-lo cada vez mais parecido com o seu negócio.

Assim, vamos entender a importância de escolher o tema mais adequado  para seu blog e indicar alguns temas gratuitos que podem servir para diferentes segmentos.

O que é um tema para WordPress?

O “tema” nada mais é do que o layout do site. Tecnicamente, é como uma coleção de arquivos que definem como o conteúdo do seu site será mostrado ao público (disposição, composições, cores, imagens, etc).

Sem um tema definido, seu site até possui os componentes principais como os conteúdos e recursos, porém sem um design que harmonize com o seu negócio, pode tornar-se pouco atrativo para quem o visita.

O que considerar para escolher um tema para WordPress?

Com tantos temas disponíveis, tanto pagos quanto gratuitos, às vezes fica difícil decidir qual seria o ideal para o seu negócio. Por isso, é importante levar em consideração alguns fatores antes da escolha, como:

Funcionalidade e funções principais

Entender as funcionalidades e funções de cada tema é essencial, pois estas devem estar de acordo com o que você precisa no seu blog ou site. Por exemplo, um site para e-commerce exige um plug-in para um carrinho de compras, assim como um template de landing page pode ser poderoso para conversões no seu negócio.

Avaliações e classificações dos usuários

Considerar a opinião de quem já usou os temas que você está olhando é outra ótima forma de filtrar quais são mais parecidos com seu negócio. Assim, você consegue entender se o tema é realmente eficiente para o que você está precisando.

Suporte para desenvolvedor e atualizações frequentes

Um ponto muito importante para ser observado é verificar se são feitas atualizações e manutenções frequentes no tema escolhido por parte dos desenvolvedores. Isso garante que o seu tema não fique obsoleto e comece a trazer problemas para o seu blog futuramente.

Relação com a identidade visual da empresa

Para que sua empresa tenha uma identidade visual que possa ser reconhecida facilmente pelo público, é importante que o seu tema siga o mesmo design usado em outros materiais. Ou, ao menos, que seja parecido.

Por exemplo, se você não tem uma identidade criada ainda, é uma boa criar um padrão para todos os canais, incluindo os materiais impressos da sua marca.

Principais temas gratuitos de WordPress

O WordPress disponibiliza diversos temas gratuitos para seus usuários, com funcionalidades e designs diferentes. Selecionamos 3 temas muito usados e elogiados em diferentes segmentos de blogs e e-commerces.

Sidney

Desenvolvido para atender as necessidades de profissionais como freelancers e agências, contém um slider em tela cheia, navegação sólida e recurso de upload de logotipo. Além disso, tem acesso a todas as fontes do Google, integração com ícones de redes sociais e habilidades totais de tradução.

Imagem que aparece no wordpress quando é escolhido o tema Sidney
WordPress

Flash

Um tema gratuito, mas com funcionalidades premium. O Flash conta com widgets personalizados, construtor de páginas com botão de arrastar e soltar elementos e ainda um portfólio integrado, sendo o tema ideal para diversos tipos de blogs e sites.

Imagem que aparece no wordpress quando é escolhido o tema Flash
WordPress

Shopera

O Shopera é um tema responsivo que integra diversas ferramentas de e-commerce, sendo perfeito para quem possui lojas virtuais ou quer fazer divulgação de produtos através de blogs.

Imagem que aparece no wordpress quando é escolhido o tema Shopera
WordPress

Melhore a identidade visual do seu blog com o tema certo

Entender a importância de possuir um tema para o seu blog é o primeiro passo para potencializar o seu negócio online. Por isso, é importante que você entenda como aplicar uma identidade visual para a sua marca, conciliando-a com uma estratégia de divulgação funcional através de conteúdos que levem os leitores até o seu e-commerce.

Voltar ao Topo