Você é fotógrafo e não sabe como divulgar o seu trabalho para atrair ainda mais clientes? Quer oferecer entregas personalizadas que torne seu trabalho ainda mais especial? Separamos neste artigo 5 dicas para aperfeiçoar o marketing para fotógrafos, aumentando as chances de promover seu negócio e atrair cada vez mais pessoas que querem registrar momentos especiais.
Comece pensando na divulgação com cartões de visita
As pessoas precisam ter o seu contato para conseguir agendar um ensaio fotográfico. Logo, é muito importante ter essas informações online, em uma página oficial do seu trabalho. Contudo, a divulgação offline também é essencial. Afinal, o marketing boca-boca ainda é muito forte e pode lhe render muitos clientes. Um cartão de visitas neste caso é muito bem-vindo e pode ser usado quando:
- Você entrega o produto final, como contato de referência futuro;
- Quando você faz networking com outros profissionais da área;
- No momento em que você faz o primeiro contato com o cliente;
- Para distribuir em locais estratégicos, como agências de modelo.
O cartão de visita ideal para fotógrafos é aquele que potencializa seu trabalho, logo, os modelos tipo laminados podem ser a melhor opção. Você também pode ter um porta cartões personalizado só para você, facilitando o transporte dos cartões e mantendo-os sempre à mão!
Crie um kit especial com produtos promocionais
Se você possui um estúdio de fotografia ou encontra frequentemente potenciais clientes é interessante oferecer brindes que lembrem a sua marca. Logo, kit promocionais são ótimas opções para a divulgação do seu negócio. Afinal, quando uma caneta personalizada com a sua marca, é usada, por exemplo, seus contatos são lembrados – aumentando a chance dos seus serviços serem contratados. No kits promocional que irá divulgar seu trabalho de fotógrafo, pode conter:
- Canetas personalizadas;
- Pen Cards com seu portfólio armazenado dentro;
- Canecas com sua marca ou melhores fotos;
- Mouse Pads.
Flyers e panfletos para espalhar promoções
Se você está fotografando eventos, porque não aproveitar o momento para espalhar flyers do seu trabalho para os convidados? Ou então, distribua este tipo de material na rua, panfletando próximo ao seu escritório e também em locais estratégicos como agências, escolas de fotografia e espaços com grande fluxo de pessoas.
Sinalize publicamente sobre seus serviços
Que tal deixar bem visível seus contatos e melhores trabalhos em um grande banner espalhado no shopping? Faça parcerias estratégicas em cursos que você pode deixar fixado uma faixa com informações sobre o seu trabalho. Existem alguns jeitos de sinalizar publicamente seu trabalho de fotógrafo para melhorar sua divulgação. São elas: placas de PS; placas de acrílico; display de mesa; banners e faixas. Todas elas, disponíveis no site da Zocprint em alguns cliques.
Entregue seu trabalho em um lindo fotolivro
Existe melhor forma de divulgação do que a entrega cuidadosa de um trabalho fotográfico? Finalize seus ensaios com maestria, com um fotolivro especial que passe toda a emoção e melhores cliques dos seus trabalhos. Existem diversos formatos que podem ser usados aqui: o tipo revistinha, slim, clássicos, e até mesmo os plus que irão dar um destaque extra as fotos registradas.
- Você pode conferir diversas dessas ideias para melhorar a entrega do seu trabalho fotográfico no blog do Fotoregistro!
Enfim, agora você tem 5 maneiras de divulgar o seu trabalho como fotógrafo, desde o momento da descoberta do seu trabalho até a entrega final das fotos. Colocando cada uma das dicas em prática acreditamos que o que não irá lhe faltar são clientes!