Carregando...
Materiais Impressos

Marketing gastronômico: 5 dicas para fazer o seu!

Marketing Gastronômico

Começar um negócio nunca é tarefa fácil. Existem milhares de coisas para pensar, estruturar e tirar do papel. Porém, se tem um item que nunca é riscado da lista é o marketing, pois é ele o responsável por alavancar as vendas e mantê-las.

Ao tratarmos de marketing gastronômico, esse fator é de extrema importância, afinal 64% dos restaurantes no Brasil pertencem a pequenos e médios empreendedores. Sendo que boa parte dessas empresas conseguem mapear potenciais clientes depois de um bom trabalho de divulgação.

Para você conhecer mais possibilidades de marketing para o segmento de gastronomia, nós trouxemos uma lista com as práticas mais comuns. Segue!

1 – Defina qual é o seu público

Entender qual é o seu público-alvo e a sua persona é importantíssimo para que você consiga segmentar sua estratégia de marketing gastronômico para potenciais clientes. Assim, você conseguirá, por exemplo, segmentar anúncios e até publicidade off para pessoas que apresentem o perfil potencial de compra com o seu estabelecimento.

2 – Crie uma identidade visual detalhada e específica

Depois de ter o público-alvo definido, fica mais fácil partir para as outras estratégias. O próximo passo é criar um conceito e uma identidade para o seu negócio. Para isso, é importante definir alguns detalhes de comunicação que ajudam a traçar a “cara da sua marca”. São eles:

  • A paleta de cores que definem o lugar;
  • O logotipo;
  • A missão;
  • A visão;
  • Os valores.

3 – Marque presença em eventos locais

A melhor forma de divulgar sabores é através do paladar, ou seja, você precisa levar sua comida até o seu público. Uma ótima maneira de fazer isso é marcar presença em eventos locais, levando um cardápio reduzido, porém que caracterize seu negócio.

Além disso, aproveite a oportunidade de aparecer nesses eventos para levar cartões, flyers ou outros formatos de divulgação. Assim, além de provar um pouco da culinária que seu restaurante oferece, o potencial cliente poderá ter algo a mais para lembrar do seu negócio.

Exemplos de panfletos da Zocprint
Panfletos personalizados na Zocprint

Não esqueça de adicionar informações de contato nos materiais de divulgação, certo? Afinal, esta é a forma do público conseguir falar com o seu estabelecimento.

4 – Saiba usar as redes sociais para atrair o público

Estar nas redes sociais não é mais uma opção, e sim uma necessidade para o seu negócio. Essa é a melhor maneira do seu público chegar até seu restaurante, através de atualizações simples e objetivas.

Publique fotos dos seus pratos, crie promoções de divulgação, converse com quem segue sua marca e tem interesse no seu conteúdo. Tudo isso irá agregar valor para sua marca, deixando-a mais conhecida e mais acessível para quem busca pratos do seu segmento.

Se você já conta com uma estratégia de marketing definida, porém quer melhorá-la, confira nosso outro post: Como atrair clientes para restaurante!

5 – Use o marketing gastronômico  como um diferencial

Criar um novo negócio, com as mesmas opções que já estão no mercado a mais tempo é um erro que pode afetar o desenvolvimento do seu espaço gastronômico. Por isso, é importante que além do tradicional, você conte com um produto inovador, que o destaque e faça com que seu restaurante seja lembrado por isso.

Essa inovação pode aparecer tanto nos pratos como na forma de conversar e se apresentar ao público, ou na estrutura e design do local. O importante é fazer com que seus clientes enxerguem esse diferencial desde a divulgação do seu negócio.

Expanda seu restaurante com marketing gastronômico

Entender estratégias de marketing ajudam a melhorar e expandir qualquer tipo de negócio, porém, investir em marketing gastronômico é essencial para empreendedores desse segmento. Isso permite chegar a diferentes pessoas que buscarão seu negócio por sua boa estratégia de conteúdo, permitindo fidelizá-los a seu estabelecimento pelo paladar.