Harmonia de cores: como usá-la em uma arte?

Harmonia de cores: como usá-la em uma arte?

Criar uma identidade visual para seu negócio, ou até uma arte para clientes, não é uma tarefa fácil. Entre os muitos fatores que estão em jogo, um dos principais diz respeito às cores que serão utilizadas no processo.

Para isso, é muito importante entender o conceito da harmonia de cores, e como combinar estas para criar os trabalhos perfeitos. Leia o post a seguir e saiba mais sobre o assunto!

Grupos de harmonia das cores

As cores harmoniosas são aquelas que se combinam e funcionam juntas, criando um esquema de tons atrativos aos olhos. Para isso, foram criados grupos de cores específicos, divididos em tipos diferentes de combinações para funcionar harmonicamente com as cores pensadas. São eles:

  • Harmonia monocromática;
  • Harmonia análoga;
  • Harmonia Tríade;
  • Harmonia complementar;
  • Harmonia composta;
  • Outros.
Grupos de harmonia das cores
Adobe Color CC

Você pode conhecer esses grupos em nosso conteúdo sobre o Adobe Color CC, uma ferramenta gratuita para melhorar a escolha de cores no seu trabalho. A plataforma é gratuita e seu uso é online, sem necessidade de download.

Harmonia de cores em artes digitais

Quando consideramos as harmonias das cores, devemos pensar também no formato final do nosso trabalho, afinal isso tem influência direta na qualidade que este vai ter. Para trabalhos realizados para plataformas digitais o ideal é trabalhar a harmonia a partir de cores RGB.

A escolha do formato Red, Blue, Green para esse tipo de trabalho se justifica de uma forma simples: os monitores utilizados usam deste formato para reproduzir as cores que vemos na tela. Por isso, a escolha do formato RGB possibilita que a paleta escolhida seja reproduzida fielmente ao projeto que você elaborou.

Harmonia de cores em artes impressas

Já para os trabalhos impressos, o mais indicado é trabalhar em cima das cores no padrão CMYK. Isso é justificado por conta do padrão de cores Cyan, Magenta, Yellow, Black reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. O método RGB é baseado em luz, e por isso não é recomendado para trabalhos impressos.

Lembramos que é possível fazer a conversão do padrão de cores facilmente em alguns programas, e assim, fica ainda mais fácil pensar numa paleta de cores e harmonizá-la com seu trabalho.

Deixe suas artes coloridas e harmonizadas

Agora que você já sabe os formatos ideais e como funcionam os grupos de harmonias de cores, agora chegou a hora de criar artes coloridas e agradáveis ao olhar, que chamem atenção e transmitam sensações  ao público.

Quer saber mais a respeito de estratégias de marketing, criação de conteúdo  e divulgação? Continue acompanhando o blog da Zocprint! Até a próxima!

Voltar ao Topo