Receituário de nutricionista: dicas para criar o seu!

Receituário de nutricionista: dicas para criar o seu!

Para os profissionais de nutrição é muito importante dispor de todos os materiais necessários para realizar uma consulta completa e tranquila para os seus pacientes. Seja para prescrever a dieta ou os possíveis exames para o paciente, é fundamental poder contar com um receituário!

Para produzir um receituário para nutricionista que atenda a todos os requisitos obrigatórios, mas que também combine com as suas preferências estéticas, é não esquecer de alguns prontos.

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas do que não pode faltar para que você possa criar o seu modelo de receituário nutricional. Confira!

Quais informações são obrigatórias?

No cabeçalho do receituário temos três elementos que são primordiais: o nome do profissional, sua especialidade e o seu CRN. Estas são exigências estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Dar o seu nome e especialidade já no ínicio da folha médica são fundamentais para compor o seu receituário. Já o CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) confere ao paciente a comprovação que você está registrado e regulamentado com as normas do conselho.

Já no rodapé é onde deverá constar o endereço completo de onde você atende, seja o seu consultório, clínica ou hospital. Além disso, é nessa parte que você deve colocar suas informações de contato, como telefone e e-mail.

No verso do receituário não é preciso acrescentar nenhuma informação, pois pode ser utilizado para dar continuidade na prescrição da receita ou acrescentar informações adicionais pertinentes.

Quais informações são opcionais?

Algumas informações ficam ao seu critério se serão adicionadas ou não, pois estas serão complementares às que você já possui. Por exemplo, no rodapé do receituário você pode acrescentar outras informações de contato (redes sociais, blog e site).

Além disso, logo abaixo do cabeçalho você pode adicionar um espaço para o nome do paciente e a data da consulta.

Só tome cuidado com o excesso de informações, que podem acabar poluindo o design do seu receituário e dando menos espaço para o conteúdo que será preenchido.

Qual é a medida ideal?

As medidas do receituário não são obrigatórias, porém o padrão mais utilizado entre os profissionais é o formato A4 com 21cm de largura por 15cm de altura.

Porém, você pode personalizar o seu receituário de acordo com as medidas em que achar mais conveniente para as suas prescrições.

Escolhendo o seu layout e cores

Chegou a hora de escolher o layout e cores do seu receituário, lembrando que, de forma geral ele deve ser simples, sem exageros em decoração ou elementos adicionais, priorizando o espaço em branco utilizado para as prescrições.

Ao pensar no layout é interessante buscar algumas inspirações que utilizem elementos discretos ou relacionados a sua identidade, pense nas suas preferências ou na área em que está se especializando. Apenas tome cuidado para o padrão escolhido não desrespeitar as regras da Anvisa.

Receituário de nutricionista

As combinações de cores devem harmonizar entre si, você pode optar por cores neutras, cores quentes ou transparências, mas claro, tome cuidado para não transformar a sua identidade visual em um carnaval.

Se você prefere o básico e não gosta muito de layouts elaborados, pode escolher opções mais simples que não ultrapassem uma ou duas cores.

Receituários para nutricionista é na Zocprint!

Na loja online da Zocprint você encontra modelos de receituários com um ótimo custo-benefício, design prático e que ainda podem ser personalizados! Além disso, tomamos cuidado para garantir que todos os elementos utilizados estejam de acordo com as exigências estabelecidas pela Anvisa.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ficaremos felizes em poder te ajudar! Até a próxima!

Voltar ao Topo