Quando o assunto é a importância da comunicação, o primeiro pensamento da maioria dos empreendedores é sobre como se comunicar e expressar os valores da sua marca para o público externo. Mas você já parou para pensar na importância de ter uma boa comunicação interna, entre os colaboradores e gestores da sua empresa?
Esse é um tema que pode levantar diversas dúvidas, então, pensando nisso, trouxemos algumas dicas e práticas para melhorar a comunicação interna em qualquer empresa. Entenda melhor abaixo!
Como funciona a comunicação interna?
A comunicação interna consiste, basicamente, em um processo que prioriza que todas as informações relevantes em uma empresa sejam compartilhadas entre seus colaboradores. Esta é uma prática que, além de facilitar o relacionamento entre os setores, também otimiza boa parte dos processos diários.
Abaixo, listamos algumas das principais vantagens de uma boa comunicação interna:
- Interação: os colaboradores são encorajados a desenvolver um bom relacionamento em equipe, melhorando a comunicação diária no ambiente de trabalho.
- Integração: uma empresa que estimula a boa convivência interna, acaba por ser mais acolhedora com os novos colaboradores, transmitindo conforto e confiança desde o início.
- Produtividade: uma empresa que possui uma boa comunicação entre equipes consequentemente será mais produtiva, já que colaboradores engajados tendem a ter um desempenho melhor.
4 dicas importantes de comunicação interna para sua empresa
1. Peça feedback aos colaboradores
Como estamos falando de pessoas que estão envolvidas nos processos internos da empresa todos os dias, são elas que sabem dizer o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado. Escute o que seus colaboradores têm a dizer: você pode se surpreender com ótimas sugestões!
2. Utilize a tecnologia ao seu favor
Para evitar falhas de comunicação na rotina de trabalho, é preciso que as equipes estejam organizadas e tenham meios para se comunicar de forma fluida. Para isso, a dica é otimizar os processos com a ajuda de soluções tecnológicas. Algumas práticas são:
- Criar um e-mail corporativo;
- Trabalhar com tabelas compartilhadas;
- Ter uma agenda compartilhada de reuniões e eventos;
- Facilitar o acesso para comunicação com superiores, seja por e-mail ou outros canais práticos e rápidos.
3. Apresente sua empresa para a equipe
As pessoas que trabalham com você precisam saber a missão, visão e valores do lugar onde elas estão, até mesmo para colocá-los em prática. Que tal montar uma apresentação sobre como tudo começou até as metas do ano? E não deixe também de compartilhar frequentemente os resultados: isso incentiva todos a trabalharem por números cada vez melhores!
Confira também: 4 Dicas para divulgar sua marca entre os colaboradores!
4. Valorize o trabalho de cada um
Além de tudo citado acima, é indispensável que os colaboradores que vêm se destacando sejam valorizados pelo seu esforço. A certeza do reconhecimento quando se está seguindo o caminho certo fará com que todos na sua empresa se dediquem cada vez mais, e isso refletirá positivamente no seu negócio!
Gostou de saber mais sobre a importância da comunicação interna para uma empresa? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre Como aumentar o engajamento da sua equipe. Até a próxima!