O clima organizacional é um fator que merece atenção, principalmente em micro e pequenas empresas, uma vez que tem o poder de impactar diretamente nos resultados e no crescimento do negócio. E o endomarketing é uma estratégia voltada justamente para isso!
O seu principal objetivo é melhorar a imagem da organização entre os colaboradores, motivando toda a equipe e, com isso, reduzindo a rotatividade. Quando bem aplicado, o endomarketing pode aumentar a produtividade, a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários.
Pensando nisso, separamos quatro ações de endomarketing para você aplicar na sua empresa. Vamos lá?
1. Melhoria nos processos de comunicação interna
A comunicação interna é o caminho para o sucesso das ações que podem melhorar o ambiente de trabalho. Uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria Deloitte mostra que os funcionários de empresas brasileiras estão mais insatisfeitos com a comunicação interna da companhia do que com o próprio salário.
Entre 78% e 80% das pessoas dizem ser mal informadas sobre as ações da empresa, enquanto a média de insatisfação com a remuneração é de 60%.
Portanto, uma comunicação interna bem realizada é fundamental para dar voz aos funcionários para que eles se sintam capazes de expressar opiniões e sugerir melhorias nos processos internos.
2. Pesquisa de satisfação com os colaboradores
Não são somente os clientes que precisam de pesquisa de satisfação. Os colaboradores também exigem pesquisas de satisfação para a garantia do bem-estar da equipe. É através dessas pesquisas que os gestores ficaram sabendo das necessidades de todos os seus colaboradores.
Dessa maneira, será possível implementar atividades que melhorem o ambiente de trabalho e transformem de forma positiva a vida dessas pessoas.
3. Divulgação e premiação dos bons exemplos
Uma coisa que parece simples, mas ajuda muito, é divulgar para toda a empresa os resultados atingidos pelos colaboradores que produziram além de suas atribuições e premiá-los por seus esforços.
Resultados acima da média, ideias criativas e outros bons exemplos devem ser mencionados em reuniões, divulgados em murais e usados para incentivar toda a empresa. Essa pode ser uma competição saudável e muito motivadora para todos os seus colaboradores.
Por exemplo, os critérios podem ser comportamento, tempo de empresa, novos projetos e ideias inovadoras. Os colaboradores que participam de atividades extras podem ter direito a um dia útil livre do trabalho, viagens ou bonificações em dinheiro.
4. Palestras e eventos motivacionais
A realização de palestras e de eventos motivacionais dentro do ambiente de trabalho é fundamental para que cada funcionário seja capaz de estruturar o seu caminho profissional, traçando objetivos de crescimento e listando metas que podem ser alcançadas.
Não esqueça que os colaboradores estão cada vez mais interessados na educação continuada e no seu desenvolvimento profissional. A empresa precisa se posicionar de forma positiva e incentivá-los a atingir esses objetivos.
Gostou de conhecer algumas ações de endomarketing que você pode colocar em prática na sua pequena empresa? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre O que é networking e seus benefícios para pequenas empresas. Até a próxima!