O que é networking e seus benefícios para pequenas empresas

O que é networking e seus benefícios para pequenas empresas

Muitas vezes os pequenos empresários pensam que o único meio de fazer seu negócio crescer é através de novos clientes. Porém, como você verá abaixo, investir em criar uma rede de contatos é uma porta de entrada para novas parcerias que podem ajudar a alavancar a sua empresa.

O networking, como se chama essa prática, não é tão novo assim, mas tem muitas pessoas que ainda não conhecem os seus benefícios. Por isso nós, aqui da Zocprint, separamos essas dicas para você entender melhor o que é networking e como essa ideia pode beneficiar o seu negócio, mesmo sendo uma pequena empresa.

O que é networking?

Networking é a capacidade de desenvolver uma rede de contatos com o objetivo de conhecer pessoas ou empresas do seu segmento profissional. A ideia é se comunicar para trocar informações, interesses e apoio. Além disso, o networking pode ser uma forma de ampliar sua visão e conhecimento sobre o mercado em que está atuando.

Fazer networking, portanto, é praticamente uma regra, já que está presente em todas as áreas e consegue auxiliar efetivamente no desenvolvimento de qualquer negócio ou carreira.

Como fazer um bom networking?

Essa é a dúvida básica para quem quer começar a criar a rede de contatos da sua pequena empresa. Como empreendedor ou gestor, é importante criar um canal entre você e os seus contatos. Para fazer networking, lembre-se: não é só questão de ter muitos contatos, mas sim, ter os contatos certos. Por isso, as dicas são:

  • Vá em eventos relacionados ao seu ramo e tenha um perfil da sua empresa nas redes sociais. Mas não precisa adicionar todos da sua área no Facebook ou LinkedIn, o importante é o foco no objetivo e na abordagem certa, para ter contatos de qualidade.
  • A dica é entender que networking é uma troca comercial de serviços. Isso deixa a conversa mais natural e a estratégia de conhecer novas conexões mais fácil.
  • O networking não é apenas fazer contatos, mas também consiste em mantê-los. Você precisa se relacionar e manter ativa a sua rede de conexões para aumentar influências, agregar experiências e garantir a visibilidade da sua empresa.

Quais são os benefícios do networking?

O networking ajuda a diferenciar a sua empresa das outras. Com isso, há uma grande chance da empresa alcançar o sucesso de uma forma eficaz e diferenciada. Há vários benefícios do networking, confira abaixo alguns dos mais importantes:

Baixo custo

O networking é uma boa maneira de identificar oportunidades e difundir sua marca, sendo uma prática de fácil aplicação e, em geral, de baixo custo. Em um evento, por exemplo, basicamente o que você precisa fazer é não deixar de levar seu cartão de visita e não ter vergonha de conversar com aqueles que agregam ao seu negócio (e você aos deles).

Não tem cartão de visitas ainda? Veja algumas dicas da Zocprint para fazer o seu!

Troca de ideias

Relacionar a sua empresa com outras pode ser uma possibilidade de alcançar o sucesso. Afinal, cada profissional possui uma habilidade diferenciada e o networking possibilita, justamente, a troca de experiências, de mercadorias e de conteúdo, para todas saírem ganhando e, assim, uma impulsionar a outra.

Novas oportunidades

O networking é feito para abrir novos horizontes e garantir novas oportunidades para seu negócio. Essa visão pode trazer clientes em potencial, parceiros comerciais e novos objetivos. Além disso, é uma boa oportunidade de não se limitar apenas à sua área: ir em busca de parcerias imprevisíveis pode gerar uma colaboração inusitada e de sucesso.

Existem inúmeros benefícios do networking e, se for bem executado, será satisfatório para o seu negócio. Basta manter a rede sempre ativa com a troca de apoio e interesses. É válido lembrar que a sua empresa não é a única que quer se desenvolver, então é legal mostrar interesse pelos contatos também.

Agora que você está pronto para fazer seu networking, conheça o que não pode faltar num evento corporativo para você organizar o seu e fazer a sua rede ficar ainda mais completa.

Voltar ao Topo