O design costuma ser um dos principais fatores de diferenciação de empresas, marcas e produtos, contribuindo fortemente para o seu crescimento e desempenho. Por essa razão, os pequenos empreendedores devem aprender a utilizar o design a seu favor para conseguir gerir melhor o seu negócio.
Pensando nisso, nós da Zocprint, trouxemos quatro noções de design que toda empresa deve ter! Confira abaixo:
1 – Cores
Muito importante para uma boa divulgação dos seus produtos e serviços, as cores são poderosas ferramentas dentro de uma campanha de marketing, pois conseguem influenciar diretamente os consumidores. Uma vez que a maioria das pessoas observa em primeiro lugar o aspecto visual do produto antes de comprá-lo, saber usar corretamente as cores é primordial para o sucesso do seu negócio.
De acordo com a teoria das cores, elas provocam emoções e sentimentos diferentes nas pessoas. Abaixo, separamos algumas cores e seus significados para você entender melhor!
- Azul: transmite honestidade, lealdade, responsabilidade e espiritualidade. Ideal para uma empresa de consultoria financeira ou de psicologia;
- Verde: é uma cor equilibrada e rejuvenescedora, que representa o crescimento, a vitalidade e a natureza. Uma ótima cor para ser utilizada em campanhas ou logotipos de produtos relacionados com a saúde, tranquilidade e fertilidade;
- Vermelho: instiga as pessoas a tomarem uma atitude ou a desejar algo, o vermelho é a cor preferida do ramo alimentício por despertar a vontade de comer, nas pessoas.
2 – Fontes
Ao produzir um conteúdo para a sua empresa, reserve um tempo para analisar qual fonte será utilizada. Assim como no caso das cores, as fontes também criam emoções e sentimentos para os leitores. Portanto, o processo de escolha não deve se basear simplesmente em selecionar a mais bonita.
Por exemplo, se você quer passar um caráter mais tradicional, com mais seriedade ao conteúdo, – pequenas linhas nas bordas de letras e símbolos, muito usadas em jornais. Estas fontes são de uso corporativo e utilizadas para textos longos. Se você quer que o seu conteúdo transmita segurança e seriedade, procure por fontes como Book Antiqua, Times New Roman, Courier e Palatino.
3 – Imagens
As imagens podem ser encontradas em dois formatos: bitmap e vetorial.
A primeira é formada por pixels, pequenos pontos que formam uma imagem. A qualidade desse formato vai depender da resolução, pois possuí um número fixo de pixels. Podendo assim, perder detalhes e ter uma aparência irregular, caso sejam redimensionadas em tamanhos maiores ou menores do que o original.
A segunda é formada por formas, que tem suas informações: cor, linhas e curvas armazenadas em equações, que por sua vez são traduzidas para desenhos e assim podem ser alteradas sem perca de qualidade, pois não são formadas por pixels.
Essa é a melhor opção para a criação de logotipos, que serão usados em diversos tamanhos.
4 – Programas de criação de conteúdos gráficos
Você pode usar diversos programas de criação de conteúdos gráficos para criar layouts de conteúdos impressos ou digitais, logotipos e outros materiais de divulgação para a sua empresa. Os mais utilizados são: Adobe Photoshop, Adobe InDesign, Corel Draw e LogoMaker.
Há ainda outras opções muito mais fáceis de aprender em pouco tempo. O Crello, por exemplo, disponibiliza centenas de elementos e fontes gratuitas podendo montar a estrutura que desejar. Ele é muito prático e simples de usar!
Gostou de ler o nosso artigo 4 noções de design que toda empresa deve ter!? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre Por que a identidade visual é importante? Entenda! Até a próxima!