Como criar um logotipo para sua empresa?

Como criar um logotipo para sua empresa?

Para quem é empreendedor ou quer começar um negócio é muito importante saber escolher o melhor logotipo para a sua empresa. Ele será a representação visual responsável pela identificação da sua marca. Um bom logotipo comunica através de cores, fontes, linhas e imagens qual o produto/serviço oferecido e as suas características principais.

Um bom logotipo, popularmente conhecido como logomarca, deve ter sempre um visual marcante. Pensando em auxiliar você nesse processo, nós da Zocprint, trouxemos algumas dicas de como criar um logotipo para a sua empresa. Confira abaixo!

Use programas de criação de conteúdos gráficos

Você pode usar programas de criação de conteúdos gráficos para criar o logotipo de sua empresa. Os mais utilizados são: Adobe Photoshop, Adobe InDesign, Corel Draw, LogoMaker, LogoSmartz e o AAA Logo.

Se você achar difícil mexer nos programas acima, relaxe. Há outra opção muito mais fácil de aprender e que irá surpreender você! O Crello é uma das ferramentas de criação de conteúdos gráficos mais simples de utilizar. O site possui milhares de opções e a interface é muito fácil e intuitiva.

Existem centenas de elementos e fontes gratuitos, mas você também poderá utilizar as muitas imagens que estão armazenadas dentro da biblioteca do Crello. Contudo, se você pretende criar conteúdos que irão circular na web é preciso respeitar os direitos autorais das imagens utilizadas.

Defina as cores, desenhos e fontes do seu logotipo

O logotipo deve conter cores, desenhos e fontes para ser lembrado pelo seu público-alvo. Para isso, você vai precisar pesquisar quais as cores que mais têm a ver com o segmento da sua empresa. Por exemplo: os estudiosos ensinam, de acordo com a teoria da cor, que o vermelho instiga a fome, a ação e o desejo nas pessoas.

O que seria uma ótima escolha para logotipos de fast-food ou de negócios que envolvam velocidade e ação. Já o azul transmite honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Ideal para uma empresa de consultoria financeira ou de psicologia. O indicado é não usar mais de duas cores no logotipo.

Da mesma forma, você vai criar o desenho mais apropriado para o seu tipo de negócio e procurar fontes/letras legíveis capazes de chamar a atenção para o seu logotipo de forma positiva. Em seguida, escolha um desenho representativo para mostrar o que é a sua empresa ou um símbolo abstrato, construído a partir do significado de valor relacionado com o seu negócio.

Mas afinal, para que serve o logotipo?

O logotipo não é apenas um desenho ou uma letra bem desenhada. Ele trata justamente do elemento visual que carrega o conceito da sua marca e os objetivos do seu negócio. Portanto, criar um conceito para o logotipo da sua empresa é uma tarefa que merece muita atenção, trabalho e reflexão.
Gostou de ler o nosso artigo de Como criar um logotipo para sua empresa? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre Por que a identidade visual é importante? Entenda! Até a próxima!

Voltar ao Topo