Você tem uma micro ou pequena empresa e não sabe o que fazer para que os seus produtos ou serviços tenham um melhor resultado de vendas? Com a ajuda do merchandising, que é uma das ferramentas do marketing, você pode dar um up na divulgação de seu supermercado, loja ou outro comércio com simples ações de marketing. Ficou interessado? Acompanhe o nosso post e saiba o que é merchandising e como aumentar a lucratividade do seu negócio. Vem com a gente!
Conceito de merchandising
O merchandising é uma das ferramentas do marketing que visa divulgar as principais informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda (PDV) com o objetivo de fazer com que os clientes adquiram as mercadorias mais rapidamente.
Para que o negócio dê lucro é preciso que os produtos vendam logo e não fiquem por muito tempo parados no estoque, uma vez que o bom fluxo de entrada e saída de mercadorias é fundamental para o sucesso do negócio.
Como criar uma estratégia de merchandising
Para que o seu público-alvo fique atraído pelos produtos oferecidos em seu estabelecimento é necessário saber quais são as preferências, os hábitos de compra e o comportamento dos consumidores.
O conhecimento prévio do público que costuma comprar no seu negócio é fundamental para oferecer produtos e serviços que atendam aos requisitos básicos de qualidade, preço e funcionalidades.
Uma ótima estratégia é criar um calendário anual de promoções, com datas específicas para atrair a clientela, como Dia das Crianças, Natal, Páscoa, etc.
Você também pode ter um calendário semanal, com cada dia divulgando um determinado segmento do seu negócio. Em supermercados, por exemplo, é comum ter um dia da semana reservado para promoções de determinado tipo de produto: dia da limpeza, de carnes, etc.
Oferecer exclusividade também vai aumentar as vendas no seu PDV. Um exemplo é a diferenciação na apresentação dos produtos, a divulgação de ofertas com brindes customizados, etc. O ideal é criar a sensação de que há sempre algo novo acontecendo no lugar.
Quais os principais tipos de merchandising
Confira a seguir alguns tipos de peças que você pode utilizar nas ações de merchandising:
- Stopper: peça aplicada em posição perpendicular (ângulo de 90º) nas prateleiras e gôndolas, na altura dos olhos do consumidor. Indicada para atrair a atenção do consumidor para alguma promoção ou lançamento;
- Wobbler: espécie de pop-up físico que atrai a atenção para os produtos na gôndola. Serve para anunciar lançamentos, promoções e benefícios com uma mensagem objetiva e de alto impacto;
- Adesivo de piso: promove uma ação mais elaborada em seu ponto de venda, com a instalação de um material antiderrapante para que as pessoas que circulam pela sua loja possam visualizá-lo com facilidade. É fundamental colocar esse adesivo de piso próximo ao local de exposição da mercadoria;
- Clip strip: Conhecido também como fita cross, é excelente para ações de cross-merchandising, que tem como objetivo cruzar os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo destacando-os entre os demais. Exemplo: O macarrão pode impulsionar a venda do molho de tomate, do queijo ralado ou até do escorredor;
- Móbiles: estruturas que permitem pendurar peças no teto para atrair a atenção dos consumidores. Você pode mesclar o produto com mensagens interessantes para consumidor;
- Banner promocional: estruturas portáteis estáticas ou com movimento, que acompanham mensagens customizáveis.
Você já deve ter percebido como utilizar o merchandising pode ser benéfico para aumentar as vendas dos seus produtos e serviços, certo? Entretanto, não adianta apenas divulgação para atrair e reter clientes. É preciso investir em um bom atendimento, itens de qualidade, melhores preços e vantagens reais para quem está comprando em seu negócio.
Gostou de ler o post sobre O que é merchandising? Agora é só colocar em prática! Consideramos que você também pode se interessar pelo nosso conteúdo sobre Como atrair mais clientes?. Até a próxima e boas vendas!