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Gestão e Negócios

Agenda de clientes: como organizar para aumentar a sua produtividade

Agenda de Clientes

Ser produtivo é a meta de todos os profissionais, independentemente da área que atuam, não é mesmo? A rotina está cada vez mais corrida em todos os mercados e é preciso se dedicar à gestão do tempo para não se perder no meio de tantos compromissos.

Uma das realidades que mais precisam de organização são os negócios que trabalham com horário marcado com os clientes, como consultorias de negócios e consultórios médicos. Quer algumas dicas de como organizar a agenda dos clientes, aumentando a sua produtividade? Então, confira o post abaixo!

Exercitando o planejamento estratégico

Algumas pessoas pensam que não são todos os tipos de negócio que precisam de um planejamento estratégico, mas elas estão enganadas. Todo e qualquer tipo de empresa precisa planejar a forma como vai executar os seus serviços! Além disso, ainda mais importante do que ter esse planejamento é exercitar a sua aplicação.

Por isso, a primeira dica é que você reúna todos os funcionários ou, se a empresa for muito grande, os sócios e coordenadores, ao menos uma vez por semana. Essa reunião vai servir para realizar o alinhamento das ideias de todos, podendo agir com unidade e tomar as decisões corretas, sempre agradando os clientes.

Recebendo os clientes

Tendo um formato de atendimento alinhado entre toda a equipe, sejam médicos, advogados ou coachs, por exemplo, alguns pontos devem ser observados para manter a organização da agenda.

Histórico do cliente/paciente

Um fator que auxilia na gestão do tempo é conhecer o histórico do cliente ou paciente que está marcando um horário. Isso porque há algumas pessoas que gostam de conversar mais ou têm casos mais complicados, enquanto outras trazem pontos mais objetivos.

Se for a primeira consulta/consultoria, também vale a pena reservar um tempo maior, assim você consegue conhecer melhor quem é o seu novo paciente/cliente e se organizar melhor nos próximos horários marcados. Além de contribuir para a sua organização, ter proximidade com quem você atende pode gerar muitos resultados positivos.

Intervalo entre os horários marcados

Outro ponto importante é deixar um pequeno intervalo entre os horários agendados. Isso é bom porque imprevistos podem ocorrer, como atrasos ou casualidades de última hora. Reservar intervalos mantém o bem-estar de quem está trabalhando e garante uma maior flexibilidade para quem será atendido.

Utilizando softwares de gerenciamento do tempo

Para que você consiga colocar as dicas anteriores em prática de forma eficaz, a nossa principal dica é que invista em softwares de gerenciamento de tempo e em ferramentas de gestão. É possível encontrar esse tipo de programa para usar no computador ou até mesmo aplicativos para smartphone.

Conheça as 6 melhores ferramentas de gestão!

O mais interessante é ter um panorama de tudo o que está planejado para o seu dia, gerenciando o tempo com antecedência. Assim, você se organiza de forma mais inteligente, podendo, até mesmo, compartilhar as tasks com outros funcionários ou gerar demandas para a equipe.

E então, as dicas ajudaram você a pensar na organização e na produtividade do seu negócio? Agora é só colocar em prática e gerar cada vez mais resultados positivos. Até a próxima!