Press kit é um material criado para apresentar uma empresa, ideia ou campanha de marketing. Inicialmente, ele foi criado pelo setor de relações públicas pensando em divulgar serviços em meios de comunicação mais tradicionais, como redação de jornais.
Com um cenário cada vez mais digital, seu formato ganhou atualizações e hoje também pode ser encaminhado para influenciadores digitais. O envio de um press kit é de grande importância para marcas que querem ganhar repercussão em seus produtos, seja para o lançamento de novas ideias ou para aumentar a reputação de sua marca.
Quando enviar um press kit?
O envio de press kit é recomendado no lançamento do seu negócio e na divulgação de alguma promoção dentro dos serviços desenvolvidos.
Este produto deve ser enviado com o intuito de dar destaque a sua marca, chamando clientes e interessados no seu segmento de negócio. Muitos apenas realizam anúncios em meios tradicionais e mal sabem o poder de um press kit, ainda mais se ele possui um cartão de visitas com todos os seus dados, bem único e personalizado.
Investindo em um press kit, você está levando o nome do seu negócio a outro patamar. Ou seja, não somente cria uma relação comercial com jornalistas, meios de comunicação e influenciadores. É possível criar um relacionamento com estes canais, mostrando que eles são importantes para você a ponto de ganharem um press kit especial.
Quais itens devem ter no press kit?
O que irá conter no seu press kit depende do seu segmento de negócio e também do tipo de produto que você oferece. Uma dica é: para serviços oferecidos, envie no seu kit um código para descontos.
Agora, se o seu negócio comercializa produtos, envie uma provinha de tudo que pode oferecer.
Dicas extras de ítens para montar seu press kit!
- Uma cartinha, explicando o motivo do envio;
- Uma caixa ou envelope, para armazenar o que está sendo enviado;
- Seu cartão de visita, com todas as informações de contato;
- Um kit de canetas com a marca da sua empresa;
- Canecas personalizadas com sua marca;
- Pen Cards que podem ser muito úteis no dia-a-dia.
Mapeie os principais influenciadores da sua região e meios de comunicação, mensure a quantidade de press kits que você irá precisar e comece a enviar este material para ganhar ainda mais reconhecimento.
Quais os benefícios dessa estratégia para sua empresa
Abaixo, selecionamos outros benefícios imediatos dessa prática:
- Fornece mídia espontânea para o seu negócio;
- Aumento de vendas e negociações graças a influência do kit;
- Grande alcance de potenciais clientes já nichados;
- Economia ao não precisar veicular uma propaganda em meio tradicional;
- Potencializa o reconhecimento da sua marca.
Com todas essas informações fica fácil entender que você precisa começar a pensar em press kits para divulgar sua marca não é mesmo? Analise seu público, pense em maneiras de tornar seu material bem chamativo e comece a colher os frutos de uma boa estratégia de divulgação com base em kits de imprensa.