Significado das cores e sua aplicação na identidade visual

Significado das cores e sua aplicação na identidade visual

Muitas pessoas, mesmo que entendam a importância de ter uma identidade visual, ainda não sabem o impacto que a escolha das cores pode ter na representação da uma marca. É por isso que hoje vamos falar sobre o significado das cores e o que elas transmitem, ajudando você a entender quais delas podem representar melhor a sua empresa. Confira!

Como funciona a psicologia das cores?

Muitos psicólogos dedicam grande parte do seu tempo para estudos referentes a psicologia das cores, que nos explica que cada cor é capaz de gerar diferentes percepções e sensações para quem as vê. A partir disso, cada pessoa faz ligações materiais e afetivas com as cores, provando que a cor por si só já é uma informação.

O fato é que todo ser humano acaba transformando sua percepção de cada cor em sensações ou emoções. Por isso, é tão importante entender que estímulo você quer gerar, para aplicar a psicologia das cores da forma correta!

Entendendo o significado das cores: O que elas transmitem?

É claro que você não tem como prever 100% do impacto que vai gerar, pois cada pessoa tem as suas construções sociais e emocionais diferentes. Mas vale a pena pensar sob uma ótica mais geral sobre como você quer que a sua marca se torne conhecida! Por isso, trouxemos para você o significado das principais cores:

Amarelo

Logo Best Buy
Wikimedia

O amarelo é uma cor otimista e enérgica, podendo ser bastante estimulante. Os principais sentimentos gerados são a felicidade, dinamismo, alegria e idealismo. Algumas grandes marcas que utilizam essa cor são o Mc Donald’s e a Best Buy, por exemplo.

Laranja

Logo Fanta
Pinterest

Vista como uma variação do vermelho, porém menos intenso, o laranja é utilizado por marcas divertidas como a Fanta, por exemplo. Essa cor traz a sensação de animação, sociabilidade, alegria, entusiasmo e energia.

Vermelho

Logo Coca Cola
Estúdio Roxo

Sendo uma das cores mais impactantes, o vermelho pode ser resumido com uma palavra: intensidade! Pode referir-se a sentimentos fortes como a paixão e a raiva, além de ser uma cor bastante estimulante e dinâmica. É preciso ter cuidado com essa dualidade, pois pode ser uma cor muito excitante ou bastante estressante.

Azul

Logo Dell
Wikipedia

Bastante utilizado por marcas que precisam passar confiança e segurança, o azul tem exatamente esse sentido: serenidade e tranquilidade. É uma cor que passa estabilidade e deixa as pessoas mais seguras, promovendo sentimentos como lealdade e harmonia.

Verde

Logo Greenpeace
Human Made

Muito presente em marcas ligadas a área da saúde ou de preservação a natureza, o verde passa um sentimento pacífico. A cor se relaciona com a natureza, fertilidade, saúde e calma. Use-o se quiser transmitir perseverança, juventude e generosidade para os seus consumidores.

Rosa

Logo Intimus Gel
Youtube

Genuinamente feminino, a cor rosa é utilizada para transmitir feminilidade e sensibilidade. Pode ser usado para produtos de todos os gêneros que queiram lembrar de romantismo, amor e cuidado. É muito utilizado para marcas de gastronomia e confeitaria.

E então, te ajudamos a entender  o quanto as cores fazem diferença no desenvolvimento da sua identidade visual? Agora você pode escolher a cor certa na hora de desenvolver os materiais impressos para a sua empresa, e para isso, pode contar com a Zocprint. Até mais!

Voltar ao Topo