Você já deve ter ouvido falar ou visto um cartão fidelidade, certo? Ele é adotado por várias empresas de diferentes tamanhos e segmentos para incentivar a fidelização dos clientes e aumentar as vendas.
Se a sua empresa ainda não oferece esse sistema de pontuação, não deixe de ler esse post. Hoje, nós, da Zocprint, vamos explicar o que significa, como funciona e quais as vantagens do cartão fidelidade para o seu negócio. Vamos lá?
Cartão fidelidade: o que é?
O cartão fidelidade é uma estratégia de marketing que visa aproximar os clientes do negócio, fazendo com que eles adquiram ou utilizem mais os produtos e/ou serviços de uma determinada empresa.
As milhas das companhias aéreas são um exemplo muito comum de um programa de fidelidade. Muitos hotéis também já fazem esse sistema de bonificação e fidelização com os seus clientes.
Como funciona
O objetivo do cartão fidelidade é criar um sistema onde os usuários ganham e acumulam pontos, conforme as compras e/ou serviços realizados. Os participantes continuam pontuando para mais tarde ganhar os benefícios estipulados pela empresa.
Os tipos de recompensas devem ser planejados para proporcionar uma vantagem verdadeira ao cliente. Por isso, é essencial dar a devida atenção ao perfil de compras dos consumidores para oferecer um prêmio que eles gostem e usem. Os pontos acumulados podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos.
O sistema de pontuação deve ser muito bem avaliado para que as vantagens oferecidas não sejam nem muito fáceis e nem muito difíceis de serem alcançadas. Por outro lado, não basta apenas criar o sistema de recompensas, deve-se observar se a estratégia está dando certo e trazendo vantagens para todos: empresa e consumidores.
A dica é acompanhar os resultados do programa e ver se os clientes estão fazendo uso das vantagens oferecidas para ter certeza de que a estratégia do cartão fidelidade está sendo útil.
Quais as suas vantagens?
- proximidade com o cliente: com a concorrência a cada dia mais acirrada, é fundamental para a empresa buscar proximidade com seu cliente. Desse jeito, sua empresa conseguirá saber se o consumidor está realmente gostando do seu produto;
- incentiva o consumidor a comprar mais: o cartão fidelidade e outros programas de fidelização têm o poder de engajar mais o cliente com ofertas exclusivas e de reduzir os custos com outras formas de divulgação, gerando publicidade gratuita para o seu negócio.
- agrega valor ao negócio: segundo especialistas, recompensar seus consumidores é uma forma garantida de agregar valor e de encorajá-los a consumirem mais do seu produto ou serviço.
Entretanto, o programa de fidelidade pode não trazer o aumento de vendas e o lucro esperado por vários motivos. Verifique se compensa ou não para a sua empresa manter essa estratégia de marketing. Em caso negativo, estude outra forma de vender mais e fidelizar os seus clientes.
Diante de tantas vantagens, o que você está esperando para colocar em prática o cartão fidelidade em sua empresa? Veja os valores e quantidades para ter cartões fidelidade com a sua marca. Até a próxima!