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Gestão e Negócios

Uso de celular no trabalho: afinal, como gerir?

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Já é uma prática muito comum as empresas proibirem o uso de celulares para ligações particulares durante o horário de trabalho. Entretanto, segundo a maioria dos especialistas em gestão de pessoas, não é correto impedir o uso de celular no trabalho. O mais indicado é permitir que o funcionário peça licença para fazer uma ligação urgente.

Dentro das organizações, o celular pode ser visto tanto como uma excelente ferramenta de trabalho ou como fator de redução da produtividade. Tudo depende da forma como é utilizado. Afinal, como lidar com essas situações?

Para ajudar você a não chegar a esse nível de atrito entre os seus funcionários, nós, da Zocprint, trouxemos hoje dicas de como gerir o uso do celular no trabalho. Continue lendo!

Trabalho x celular

Não é novidade que os celulares tiram a atenção de muitos funcionários dentro do horário do expediente, seja com o som de uma nova notificação, uma mensagem no WhatsApp ou uma postagem nas mídias sociais. Tudo isso contribui diretamente no nível de concentração e na produtividade dos colaboradores.

Mas também há situações que têm impactos positivos neste cenário empresarial, como funcionários enviando notificações e atualizações mais rapidamente do que por e-mail. Uma mudança na hora de uma reunião pode ser realizada diretamente pelo grupo de WhatsApp da empresa, por exemplo. Lembretes podem ser definidos para situações importantes ou videoconferências, onde o gestor responsável envia uma notificação diretamente para os celulares de todos os envolvidos antes do início do evento.

Especialistas em gestão de trabalho também afirmam que pequenas pausas durante o expediente para usar celulares podem ser produtivas. Empresas que permitem essas pequenas pausas perceberam um pequeno aumento na produtividade de seus colaboradores, além do cumprimento dos prazos.

Esses intervalos ao longo do dia permitem que os funcionários deem um descanso para as suas mentes e voltem mais descansados e compenetrados para a próxima tarefa. Pesquisas recentes sobre o tema mostram que os trabalhadores que usam os seus telefones para pausas curtas ao longo do dia tendem a ficarem mais felizes.

Cabe ao gestor estabelecer o uso de celular no trabalho

A solução ideal é sempre uma boa conversa entre funcionários e gestores, mas se isso não der certo na sua empresa, você pode estabelecer punições para quem sair das regras, iniciando por uma notificação verbal, depois escrita, a suspensão do funcionário por alguns dias e até a sua demissão.

Cabe aos gestores da empresa a definição das regras em relação ao uso de celular no trabalho, como quais os tipos de aplicativos podem ser acessados e em quais horários, os intervalos para o uso de aplicativos de redes sociais, comunicadores e atividades pessoais no celular ou ainda definir em que situações esses tipos de atividades podem ser realizadas. Com as regras e as limitações bem estabelecidas, é possível gerenciar conflitos causados pela ausência de comunicação.

Gostou de saber como gerenciar o uso de celular no trabalho? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre três dicas para aumentar a produtividade em um escritório. Vemos você no outro post! Até mais!