As marcas precisam chamar a atenção dos seus clientes, isso é fato. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, certo? E para isso, empresas precisam ter um bom slogan para gerar atração, fortalecer suas marcas e desenvolver bons conceitos em cima do seu posicionamento.
Aprender como criar um slogan é importante também para alcançar o objetivo de uma necessidade da marca. Um bom exemplo disso é a Coca-Cola com o “abra a felicidade”, que mostra o poder transformador que beber seu produto. Outro exemplo interessante é o slogan “você sempre linda”, do O Boticário, que realça a beleza de quem usa a marca.
Para você criar uma frase tão forte quanto essas, nós, da Zocprint, vamos ensinar você a como criar um slogan perfeito para seu negócio. Preparado?
Passo 1: Defina seu posicionamento
Seu posicionamento está diretamente atrelado ao seu público-alvo. Que valores sua marca transmite? Como você impacta diretamente a vida dos seus clientes?
Criar um posicionamento é, também, criar uma identidade para a sua marca, ou seja, irá determinará a forma como sua empresa enxerga o mundo e como trabalha com os serviços oferecidos.
Todas inspiram seus clientes a buscarem algo maior, não apenas os estimula a adquirir um produto, mas sim um comportamento. Já pensou que tipo de sensação os seus serviços despertam nos seus clientes? Este pode ser o primeiro passo para pensar no verbo de ação do seu slogan.
Passo 2: Qual o seu diferencial?
Como os serviços da sua empresa se destacam no mercado? Elas oferecem que tipo de experiência aos seus clientes? O que somente a sua marca sabe fazer, que tipo de comportamento apenas os seus serviços despertam.
Entender como os seus serviços despertam emoções nos seus clientes é uma forma de entender qual substantivo existirá no seu slogan. Algo que defina a sua marca.
Faça este exercício: pegue um pedaço de papel e anote todos os seus diferenciais em relação à concorrência, vale qualquer coisa na primeira etapa, como por exemplo, localização e preço. Vá aprofundando estas características e tornando-as cada vez mais detalhadas?. Quanto mais próximo você estiver de resolver o problema do cliente, mais impactante será o diferencial.
Passo 3: Liste palavras e combine-as
Agora que você tem um posicionamento e um diferencial, fica fácil identificar a mensagem que o seu slogan precisa passar. Faça relações entre as características do seu segmento de atuação: na área de advocacia, por exemplo, tente fazer testes com as palavras “igualdade”, “direito”, “justiça”. Na área de beleza, algo que inspire autoconfiança e bem-estar como “seu poder” ou “leveza”.
Lembre-se de sempre adicionar um verbo de ação no slogan. Isso já mostra algo que seus serviços podem oferecer. Tente ser curto e defina se você quer falar da sua marca ou passar uma mensagem para o público em primeira pessoa. Por exemplo:
- Mudar é essencial! Rápido, curto e não fala em primeira pessoa. Pode dizer algo sobre o seu serviço. Tem o verbo de ação “é” e um substantivo que descreva o serviço do negócio: mudanças.
- Você precisa de igualdade! Fala diretamente para uma pessoa. Impacta porque mostra o que uma pessoa necessita.
Com um slogan pronto, chega a hora de você anunciar o seu negócio e colocar esta marca para rodar no mercado. Agora, apenas um slogan não tem força suficiente para divulgar seu negócio e trazer novos clientes.
Você precisa divulgar o seu logotipo junto ao slogan e o primeiro passo é renovar todo o material impresso do seu negócio. Para isso, veja as nossas dicas com os seis materiais promocionais que são extremamente importantes para qualquer negócio!
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