Como fazer crachá para evento

Como fazer crachá para evento

Fazer um bom planejamento na hora de idealizar, organizar e imprimir os crachás é um fator que contribui para o sucesso de um evento corporativo. Isso porque a maneira como se faz a credencial pode ser utilizada como uma plataforma de marketing para os organizadores do evento e os patrocinadores.

Pensando nisso, nós, da Zocprint, selecionamos algumas dicas de como fazer crachá para evento de uma forma mais atraente e dinâmica. Continue lendo!

1. Defina o conteúdo

O primeiro passo é definir o conteúdo do crachá para o evento, que precisa ter as informações necessárias para identificar a pessoa que o está usando. Entretanto, você pode pensar em outros objetivos para as credenciais além da identificação, como diferenciar e segmentar o seu público, e claro, deixar a sua marca exposta.

Uma forma legal de fazer isso é inserir um QR Code. Com a ajuda dessa tecnologia você pode incluir mais informações em um simples crachá como nomes, cargos, empresas com diversas opções de alinhamentos, formas, posições e tamanhos.

2. Estabeleça as medidas

Você e a sua equipe devem avaliar qual a melhor medida para ajustá-la na sua estratégia e na quantidade de informações que devem constar no crachá. Entretanto, os modelos A6 (10,5 x 14,8 cm) e A7 (7,4 x 10,5 cm) costumam ser o mais utilizados na confecção de credenciais.

3. Defina o material

Como os crachás costumam ser utilizados apenas no dia do evento, eles podem ser produzidos com um material mais econômico, como o papel. Todavia, o tipo de papel escolhido deve ser resistente para não rasgar antes ou durante o evento. Uma dica é utilizar papéis de gramaturas de 250g a 300g. É recomendável também colocar uma proteção de plástico para proteger a credencial.

Outra sugestão é fazer o crachá em PVC, com formato 10x14cm. O plástico é responsável por garantir uma alta durabilidade para o material e é indicado caso você queira fazer crachás colecionáveis, que os participantes possam guardar como recordação.

4. Escolha a tipografia

Escolher bem a tipografia (as letras e seus formatos) é um ponto muito importante a ser levado em consideração dentro do planejamento de um crachá para evento. A dica aqui é fugir de uma tipografia mais complexa, dando preferência a fontes mais simples e legíveis. Arial, Helvetica, Calibri são excelentes opções de fontes para serem utilizadas nas credenciais.

5. Determine o layout e as cores

O layout da credencial pode destacar a identidade visual da empresa organizadora ou pode separar os crachás dos inscritos divididos em cores de acordo com a participação de cada um dentro do evento, por exemplo: participantes, palestrantes, imprensa e equipe organizadora. É importante não misturar muitas cores para não confundir ou poluir o layout do crachá.

Um espaço muitas vezes esquecido pela comissão organizadora do evento é a parte de trás da credencial que, dependendo do tamanho e do formato, pode ser utilizado como uma plataforma de marketing para os seus patrocinadores, sua empresa e seus produtos/serviços.

Não esqueça que durante a realização do evento todos os participantes estarão andando com a marca da sua empresa, contribuindo assim para uma divulgação eficiente e gratuita. Portanto, fique atento a todos os detalhes!

O que achou desse artigo sobre como fazer crachá para evento? Conte para a gente nos comentários. Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre os 4 erros que você deve evitar na hora de imprimir material gráfico. Até a próxima!

Voltar ao Topo