4 erros que você deve evitar na hora de imprimir material gráfico

4 erros que você deve evitar na hora de imprimir material gráfico

Se tem uma dor de cabeça que pode ser evitada é aquela causada pelos erros de impressão. Se é você quem faz e manda os seus materiais impressos para uma gráfica, saiba que existem pequenos cuidados que garantem que sua impressão será entregue do jeito que você esperava. Pronto para conferir 4 erros que você deve evitar na hora de imprimir material gráfico? Então leia abaixo!

1 – Evite arquivos sem margem

Sabe quando seu cartão de visita acaba com o corte errado e não fica exatamente como você imaginou? Isso acontece por causa de um erro muito comum ao mandar uma arte para impressão: não definir a margem de segurança, marca de corte e sangria. Se você nunca ouviu falar nesses três termos, veja na imagem abaixo do que se trata cada um deles:

cortes de impressão
Fonte: Zocprint
  • Margem de segurança: é o limite que determina até onde é seguro colocar suas informações e elementos na arte, sem correr o risco de serem cortadas.
  • Marca de corte: são as linhas que delimitam onde o seu material será cortado, assim como seu formato.
  • Sangria: é o que passa dos limites do corte e que não tem importância para a peça como um todo. O objetivo disso é garantir que sua arte não terá as bordas brancas ou diferentes da composição.

2 – Não deixe as cores em RGB

Geralmente, quando você recebe o seu material impresso e têm aquela sensação que as cores não estão como o esperado, um erro bem possível é que o arquivo para impressão tenha sido enviado em RGB. Este formato não é o indicado para vários tipos de impressões, mas sim o CMYK.

Na dúvida sobre onde alterar essa informação, fale com a gráfica que você escolheu pois com certeza eles poderão te ajudar!

RGB e CMYK
Fonte: 15min

3 – Sempre converta a fonte para curvas

Quando você manda um arquivo com textos para impressão, pode ser que os computadores da gráfica não tenham a fonte escolhida para o seu material. Quando isso acontece, geralmente alguém irá avisar você sobre o erro e perguntar o nome da fonte usada. Mas, em alguns casos, o software substitui automaticamente a fonte e, nesse caso, você corre o risco dos materiais serem impressos com uma letra que não foi a escolhida por você.

Arte de curvas
Fonte: Zocprint

E para evitar qualquer chance disto acontecer, basta transformar todos os textos da sua arte em curvas. Na internet você pode encontrar tutoriais bem rápidos e fáceis de entender para que você possa aprender como fazer isto!

4 – Não use imagens com baixa definição

Por último, mas muito importante: priorize sempre imagens com alta definição. Sabe aqueles flyers que você já recebeu e que parecem estar com os contornos quadriculados ou borrados? Isso provavelmente aconteceu porque a arte enviada estava com imagens muito pequenas que tiveram que ser ampliadas, baixando a qualidade do material.

Dica extra: gráficas online

Se você não quer correr o risco de cometer esses erros, a nossa dica então é procurar uma gráfica online que ofereça opções de layouts pré-prontos, como a Zocprint. São muitas opções diferentes, para cada profissão, e você pode editar no próprio site do jeito que quiser, sem se preocupar com medidas, margens e imagens. É superprático e rápido!

Gostou das dicas? Acreditamos que agora vai ser muito mais fácil para você fazer seu material impresso. E se ficou interessado nos nossos serviços, confira mais sobre como comprar e personalizar produtos com a Zocprint!

Voltar ao Topo