É muito comum que os novos empreendedores passem por diversas dificuldades nos primeiros meses do negócio por não planejarem corretamente o que fazer para que a empresa dê certo. Para evitar riscos futuros, é essencial a elaboração de um plano de negócios.
Pensando nisso, nós, da Zocprint, trouxemos várias dicas de como fazer um plano de negócios para que a sua empresa tenha sucesso. Vem com a gente!
O que é e para que serve um plano de negócios
O plano de negócio é um documento onde o futuro empreendedor descreve os objetivos do seu negócio e quais os passos que devem ser seguidos para que estes sejam alcançados, diminuindo os riscos de fracasso do novo empreendimento.
Ele serve como base para gerenciar a empresa com informações detalhadas do seu negócio como público-alvo, análise do mercado, posicionamento do produto/serviço, lista de fornecedores, quais os principais concorrentes, etc.
É importante destacar que esse planejamento não elimina as ameaças internas e externas, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas para a sua empresa. A elaboração deste documento é essencial para a negociação de parcerias, a obtenção de recursos financeiros e para descobrir se o negócio é viável do ponto de vista operacional e econômico.
Além disso, através do plano de negócios é possível definir estratégias, organizar recursos e equipes, atribuir papéis a cada membro do time e estabelecer a missão, visão e valores da sua empresa.
Monte seu plano de negócios passo a passo
Análise de mercado
Este é o primeiro passo de um plano de negócios, que vai atestar a viabilidade da empresa. É fundamental saber todas as informações sobre o mercado no qual você pretende atuar. Converse com o seu público-alvo e faça as suas pesquisas iniciais sem pressa e com muita atenção.
Posicionamento de produto/serviço
Depois de conhecer bem o mercado no qual você irá atuar, agora é o momento de planejar mais detalhadamente o seu produto/serviço. É importante determinar o preço, a qualidade e o custo-benefício. Liste todos os diferenciais do produto e as suas especificações técnicas.
Plano operacional
Defina as etapas de toda a operação, como a compra de matéria-prima, lista de equipamentos necessários, modelos de pedido ou compra, quantas pessoas deverão ser contratadas, etc.
Plano financeiro
Detalhe todos os investimentos e as despesas para a abertura do negócio e para mantê-lo em funcionamento a curto e médio prazo.
Plano de marketing
Analise detalhadamente como o seu produto/serviço será oferecido ao público-alvo, levando em consideração os meios de divulgação, quanto de recurso será utilizado, quais os fornecedores e/ou parceiros para cada tarefa, qual a estratégia de precificação utilizada para cada tipo de produto/serviço, qual a localização ideal para o seu negócio, etc.
Pense também sobre todas as características e os atributos pelos quais a sua marca quer ser reconhecida pelos consumidores.
Após montar este plano de negócios será possível decidir se o investimento idealizado vai dar retorno financeiro ou não, assim como entender quais as oportunidades e as ameaças do segmento escolhido. Complemente sua leitura com um conteúdo sobre manual da marca e entenda como isso também pode contribuir para o sucesso do seu negócio.
Ficou com alguma dúvida? Envie para a gente nos comentários. Até o próximo post!